Matéria publicada originalmente no dia 31 de agosto de 2022
Um relatório do Centro de Informação da Rede Internet (CNNIC, sigla em inglês) informou que o número de usuários de Internet na China atingiu 1,051 bilhão, 40 milhões a mais do que há um ano. Segundo o relatório, os internautas chineses passam em média 29,5 horas online por semana, uma hora a mais do que no final de 2021.
A taxa de penetração da Internet entre os 1,4 bilhão de habitantes da China era de 74,4% no final de junho, representando um crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação ao ano passado, informou a CCTV, emissora estatal.
Entretanto, a penetração nas áreas rurais é de 58,8%, mais 1,2 ponto percentual em comparação com o final de 2021.
Entre os dispositivos, os celulares dominam: 99,6% dos usuários acessam a Internet exclusivamente ou parcialmente através de seus smartphones.
O uso de computadores de mesa, laptops, televisores e tablets para conexão chega a 33,3%, 32,6%, 26,7% e 27,6% dos usuários, respectivamente.
Os aplicativos de mensagens instantâneas e vídeos curtos, entre os quais se destacam Douyin – a versão chinesa do TikTok – e Kuaishou, são os mais populares na China, com 97,7% e 91,5%, respectivamente.
O setor tecnológico chinês vem enfrentando um maior escrutínio regulatório por parte das autoridades há mais de um ano, o que resultou em multas a algumas de suas grandes empresas por práticas monopolistas e um suposto abuso dos dados dos usuários, que teria colocado em risco a segurança nacional, de acordo com as agências.
Zhang Xiao, o diretor adjunto do CNNIC disse que a rede 5G ampliada em todo o país contribuiu para o aumento do número de neozelandeses na China este ano, pois todos os condados da China têm acesso à 5G e todos os vilarejos do país têm acesso à banda larga.
A quantidade de estações de base 5G em todo o país ultrapassou 1,85 milhões. O número total de usuários de acesso à Internet de banda larga das três principais empresas de telecomunicações atingiu 563 milhões, um aumento de 27,05 milhões no final de 2021, de acordo com o relatório do CNNIC.
Após a infraestrutura de internet ser construída em mais áreas, a popularidade do uso da internet na China chega a 74,4%, 1,4 pontos percentuais acima do que em dezembro de 2021, disse o relatório do CNNIC.
Desde o surgimento da COVID-19, a China é a primeira grande economia a se recuperar da epidemia e continua a se recuperar constantemente, o que é impossível sem o apoio da economia digital que injeta novo ímpeto na prevenção e controle da epidemia e na circulação econômica, disse o relatório.
Em junho de 2022, o número de usuários de vídeo de curta distância na China apresentou o crescimento mais significativo, atingindo 962 milhões, cerca de 28,05 milhões a mais do que em dezembro de 2021. Ele responde por 91,5% do total de usuários de internet, disse o relatório do CNNIC.
Fonte: China News