Economia

Inflação da China aumenta 2,1% em abril

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China, o principal indicador de inflação do país, subiu 2,1% em abril na comparação anual, segundo dados oficiais divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), nesta quarta-feira (11).

Salto ou variação homóloga do IPC em abril

Em março, o aumento anual do IPC voltou à “era 1”, influenciado por fatores como surtos de distribuição doméstica e aumento dos preços internacionais de commodities.

De acordo com o monitoramento do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA, sigla em inglês), em abril, o preço médio por atacado teve aumento de 1,9% em termos mensais, caindo 42,6% anualmente. Os preços dos legumes tiveram queda mensal de 11,5% e um aumento de 28,7% anualmente.

“Em relação aos preços dos alimentos, desde meados de abril, os preços da carne suína pararam de cair e se recuperaram, e os preços dos legumes caíram sazonalmente à medida que o clima continuou a aquecer e os legumes entraram na temporada de produção e comercialização. Para bens de consumo industriais, os preços internacionais do petróleo caíram a um nível elevado e os preços domésticos do petróleo refinado receberam seu primeiro ajuste para baixo no ano,” disse Zhou Yue, analista principal da Zhongtai Securities. O especialista observou que os preços dos suínos aumentaram para cobrir a queda dos preços do petróleo. O IPC de abril deve aumentar 2,0% em relação ao ano anterior, considerando o efeito do fator tail-raising.

O relatório do Centro de Pesquisa Econômica Nacional da Universidade de Pequim considera que o IPC deve aumentar 1,8% ano a ano em abril, devido às medidas de proteção ao bem-estar das pessoas e pela aceleração da produção de suínos, a queda relativa da demanda do consumidor e o contínuo aumento de commodities industriais a montante.

Índice de Preço com condições para manter um aumento moderado

Conforme o monitoramento do “sistema nacional de informações de preços de mercado de produtos agrícolas por atacado” do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, de 29 de abril a 5 de maio, o preço da carne de porco aumentou 4,2% em relação ao ano anterior e caiu 36,3% em comparação ao ano anterior. O preço médio de 19 tipos de vegetais no mercado por atacado de 286 locais de produção e venda em todo o país é de 4,10 CNY/kg, 7,0% abaixo da semana passada, 15,2% acima do ano anterior.

Zheng Houcheng, diretor do Instituto Britânico de Pesquisa de Valores Mobiliários, disse que a probabilidade de um grande aumento no preço médio atacadista da carne suína no segundo trimestre é baixa. Porém, existe possibilidade de um movimento ascendente constante no IPC da carne suína mensal de abril a junho, impulsionado por uma base descendente no mesmo período em 2021.

Fu Linghui, porta-voz da Agência Nacional de Estatística da China disse que o consumo e a demanda de investimento ainda estão em recuperação e têm um efeito limitado na atração de preços. Ao mesmo tempo, as medidas tomadas pelo mercado para assegurar a estabilidade dos preços continuarão a dar resultados, o que também contribui para a estabilidade dos preços. Por conseguinte, existe uma base e uma condição para que os preços se mantenham globalmente estáveis e moderados.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo