Economia

Indústria logística da China movimenta US$ 106,2 trilhões de janeiro a abril

A Federação de Logística e Compra da China (CFLP, sigla em inglês), informou que de janeiro a abril deste ano, o valor total da logística foi de US$ 106,2 trilhões. ​​Nos primeiros oito meses de 2021, a receita logística total foi de 106,2 trilhões de yuans (US$ 15 trilhões), aumentando 3,6% em termos anuais.

Em abril, devido ao impacto do surto de COVID-19 e outros fatores, a circulação da cadeia de suprimentos não foi boa e a operação logística ficou sob grande pressão. A taxa de crescimento da demanda logística está diminuindo significativamente, assim como o impulso de recuperação do tamanho do mercado. A capacidade logística e o nível de coesão também estão diminuindo. Com isso, os custos operacionais da logística aumentam e a rentabilidade das empresas cai.

É necessário promover continuamente a implementação da política de preservação da permeabilidade, ajudar a circulação da cadeia de suprimentos logística e criar condições favoráveis para a garantia da vida das pessoas e a recuperação econômica.

A logística de produtos industriais sofreu um grande impacto. Em abril, a logística total de bens industriais caiu 2,9% em relação ao ano anterior, recuperando pela primeira vez desde março de 2020. Apesar da aparente queda na logística industrial durante o mês, o indicador acumulado manteve um crescimento estável de 4,0%, mostrando que a resiliência geral da logística industrial ainda é forte e que o impulso positivo a longo prazo deve continuar.

O crescimento da logística total entre unidades e residentes continuou a abrandar. Entre janeiro e abril, a logística total de bens unitários e residenciais cresceu 2,7% em relação ao ano anterior, com uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Entre eles, o volume de varejo on-line nacional de bens físicos aumentou 5,2% ano após ano, e o volume de negócios das empresas de serviço expresso nacional aumentou 4,2% ano após ano, tornando-se um suporte importante para as necessidades de logística de consumo de subsistência do povo.

Do ponto de vista regional, as regiões do Delta do Rio Yangtzé e nordeste, que foram atingidas pela epidemia desde abril, sofreram uma queda de cerca de 30% em relação ao ano anterior, enquanto as regiões centro-oeste continuaram a crescer de forma estável e rápida.

De janeiro a abril, a logística total de importações caiu 7,6% em relação ao ano anterior, uma redução de 0,1 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior.

Em termos do tamanho do mercado de logística, de janeiro a abril, a receita total da indústria de logística atingiu 3,7 trilhões de yuans (US$ 549 bilhões), um aumento de 5,7% ano após ano. Desde abril, a produção e a vida em algumas regiões da China foram fortemente afetadas, e a logística tornou-se uma garantia importante para a desobstrução da cadeia de suprimentos e o retorno ao trabalho e à produção das empresas.

A CFLP disse que em abril, sob a influência da epidemia interna e dos conflitos geopolíticos estrangeiros, a operação logística desacelerou significativamente, mas também deve ser observado que desde meados de abril, muitos departamentos têm introduzido continuamente medidas para promover fortemente o fluxo suave de artérias e microcirculação para assegurar que a cadeia de abastecimento e a cadeia industrial “não caia fora da linha”.

A partir da tendência posterior, com o objetivo de garantir o bom funcionamento, de garantir a produção, a subsistência das políticas para acelerar a implementação da cadeia de abastecimento a montante e a jusante das empresas devido à epidemia gradualmente enfraquecida, espera-se que a demanda logística melhore, e a perspectiva da indústria tende a recuperar.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo