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India bane 59 aplicativos chineses, incluindo TikTok, UC Browser e Wechat

O governo da Índia decidiu bloquear 59 aplicativos desenvolvidos por empresas chinesas. A lista proibida inclui os apps mais populares no mercado indiano, como TikTok, UC Browser, WeChat, Shareit, além de três jogos populares em todo o mundo aplicativos, como Clash of King, Hago Play With New Friends e Mobile Legends.

O Ministério da Tecnologia da Informação da Índia alegou que a principal preocupação é a de que as atividades realizadas por esses aplicativos chineses são prejudiciais à soberania, defesa nacional, segurança nacional e ordem pública da Índia. A decisão ocorre em meio à tensões de conflito de fronteira entre os dois países.

As consequência claras de tal medida ainda estão sendo avaliadas, mas sabe-se que a comunicação e a fonte de renda de indianos serão afetados. Além disso, trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação também poderão sofrer com a interrupção dos serviços dos aplicativos.

No início de junho, um aplicativo “Removes China App” tornou-se popular na Índia, por desinstalar todos os aplicativos da China com um clique. Dentro de dez dias após o lançamento na Google Store, o aplicativo foi baixado 1 milhão de vezes, mas foi removido por violar as políticas da Google Store.

Os aplicativos chineses estão em uma posição de liderança na Índia. De acordo com os dados divulgados pela Sensor Tower, 6 dos 10 principais apps baixados da Índia em 2019 são da China. Entre os aplicativos na lista de proibições, o TikTok da ByteDance e o navegador UC adquiridos pela Alibaba têm um grande número de usuários no território indiano.

A Índia é o maior mercado do TikTok fora da China, com 200 milhões de usuários, incluindo 120 milhões de usuários ativos mensais. De acordo com a Sensor Tower, o TikTok foi baixado mais de 2 bilhões de vezes na App Store e no Google Play, dos quais o mercado indiano contribuiu com quase um terço. Segundo os relatórios da Reuters, a ByteDance havia declarado anteriormente ao tribunal que a proibição anterior da Índia de baixar o TikTok resultou em uma perda financeira diária de até US $ 500 mil e também colocou mais de 250 empregos em risco.

O navegador UC também tem sido o ator dominante no mercado indiano de navegadores móveis, enquanto a Índia tem sido o principal mercado externo do navegador UC. Os dados divulgados pelo UC Browser em setembro de 2019 mostraram que os usuários indianos com 130 milhões representam cerca de 30% de seus número total de usuários em todo o mundo.
Além disso, em julho de 2019, a ByteDance lançou um aplicativo de vídeo curto de dialeto Helo para o mercado indiano, que já adquiriu 40 milhões de usuários.A partir de outubro de 2019, os usuários ativos mensais mais recentes do produto de vídeo curto VMate, no grupo Alibaba atingiu quase 50 milhões.

Um relatório divulgado pela AppsFlyer mostra que, no segundo e terceiro trimestres de 2019, a participação de mercado de aplicativos da China na Índia caiu de 43% em 2018 para 38%, perda de participação de mercado ocupada por empresas indianas locais.

Fonte: JIEMIAN.COM