Em resposta às preocupações expressas por alguns países ocidentais sobre o superávit industrial da China, o país reiterou sua posição na quarta-feira, 16, enfatizando a necessidade de abordar a questão com base nos princípios da economia de mercado.
“O suposto impacto do superávit industrial da China no mercado global é uma narrativa infundada”, declarou Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, durante uma coletiva de imprensa regular.
Lin alertou que a imposição de medidas de proteção comercial com base no superávit industrial poderia minar a estabilidade e o fluxo contínuo das cadeias de produção e abastecimento, prejudicando os esforços em direção à transformação verde da economia global e ao desenvolvimento de indústrias emergentes.
Ele destacou que as vantagens competitivas da China na indústria de energia renovável são resultado de habilidades autênticas e de uma competição de mercado saudável, em vez de dependerem de subsídios do governo.
“China mantém uma postura aberta em relação à cooperação industrial. Esperamos que os países pertinentes adotem uma abordagem de mente aberta, promovam uma competição justa e contribuam para a criação de um ambiente internacional de cooperação econômica e comercial orientado para o mercado e baseado na legalidade. Trabalhar em conjunto com a China pode resultar em benefícios mútuos e promover uma globalização econômica mais inclusiva”, enfatizou Lin.
A declaração reflete os esforços contínuos da China para promover a cooperação econômica global em um contexto de crescentes preocupações internacionais sobre sua posição industrial e comercial.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua
Imagem principal: Mu Yu/ Xinhua