O Hyundai Motor Group assinou um acordo de investimento com o governo da província de Guangdong, no sul da China, para construir sua primeira planta de produção de sistema de célula de combustível fora da Coreia, disse a empresa sul-coreana na sexta-feira, 5 de março.
Veículos de célula de combustível são uma tecnologia de nicho em meio a preocupações com a falta de postos de abastecimento, valores de revenda e o risco de explosões de hidrogênio, embora elogiados por defensores do hidrogênio que dizem que a tecnologia é mais limpa do que outros métodos de corte de carbono.
A construção das instalações da cidade de Guangzhou, com capacidade anual de 6.500 sistemas de células de combustível, deve começar em março, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2022, disse o grupo de montadoras.
“A planta de Guangzhou irá alavancar a vasta experiência do grupo na produção de sistemas de células de combustível para garantir uma posição de liderança tecnológica na indústria de hidrogênio em rápido desenvolvimento da China”, disse o comunicado.
Hyundai Motor Group, que inclui Hyundai Motor Co e Kia, não divulgou o valor do investimento, mas acrescentou que trabalharia com empresas chinesas para participar de projetos relacionados ao hidrogênio de Guangdong.
Em dezembro, a Hyundai informou que lançaria uma marca dedicada aos seus sistemas de célula de combustível de hidrogênio, HTWO, em uma tentativa de impulsionar o negócio, depois de entregar seus primeiros sete caminhões movidos a hidrogênio para clientes na Suíça em outubro.
Os únicos subprodutos de tais sistemas são água e calor, já que o hidrogênio pode ser feito de várias fontes, incluindo metano, carvão, água e até mesmo lixo.
Fonte: Reuters