Guangzhou revelou um plano de três anos para tornar a cidade do sul da China num centro nacional líder na produção de veículos movidos a hidrogênio.
A capital da província de Guangdong pretende ter uma indústria de veículos movidos a pilhas de combustível no valor de 10 bilhões de yuans (US$ 1,4 bilhão) até 2025, de acordo com o plano divulgado pelo governo local ontem.
Guangzhou deverá também ter nada menos que 2.500 carros movidos a célula de combustível (FCV, sigla em inglês) em utilização até 2025, de acordo com o plano.
A cidade pretende estabelecer-se como um centro de desenvolvimento e produção nacional líder de FCVs, cobrindo toda a cadeia industrial, desde as peças principais até à montagem de veículos.
Pelo menos cinco empresas locais deveriam ter entrado nas cinco primeiras a nível nacional nos seus respectivos campos relacionados com o hidrogênio até então.
Com relação à infraestrutura, o plano mostra que a cidade procura ter uma capacidade de fornecimento estável de 40.000 toneladas métricas de hidrogênio antes de 2026, com três quartos do que é produzido localmente.
Guangzhou pretende também construir uma vasta rede de 50 estações de reabastecimento de hidrogênio até 2025.
Pelo menos outras 22 províncias e municípios na China revelaram planos de desenvolvimento no campo emergente dos transportes limpos.
Estes incluem a região de Pequim-Tianjin-Hebei e Xangai, bem como as províncias de Guangdong, Hebei e Henan.
A indústria de transporte de hidrogênio da China ainda se encontra nas fases iniciais, uma vez que o número de veículos deste tipo conta um pouco mais de 10.000.
Mas isso pode exceder os 10 milhões até 2030, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico e economias de escala, disse Guotai Junan Securities num relatório recente.
Fonte: Dayoo