A província de Guangdong, no sul da China, anunciou que intensificará seus esforços para se estabelecer como um importante polo de inteligência artificial (IA) e robótica.
A província tem priorizado esses dois setores na elaboração do 15º Plano Quinquenal Provincial (2026-2030) e já está implementando políticas de apoio, que abrangem o incentivo aos negócios, a formação de talentos e a promoção industrial. As informações foram divulgadas por autoridades provinciais durante um simpósio com a participação de representantes do setor e de empresas na última terça-feira.
Huang Kunming, secretário do Partido Comunista da China (PCC) em Guangdong, afirmou no evento que a província direcionará mais capital para investimentos iniciais e de longo prazo em novas tecnologias e tecnologias avançadas, com o objetivo de formar mais pioneiros nos setores de IA e robótica. A declaração foi publicada no site oficial do governo provincial nesta quarta-feira, 19 de fevereiro.
O simpósio contou com a presença de representantes de grandes empresas do setor, incluindo Huawei, Moonshot AI, Pony.ai e Tencent.
Ao abordar as vantagens da província no avanço desses setores emergentes, Huang destacou a sólida base de Guangdong em informações eletrônicas e manufatura avançada, além de seu vasto mercado e diversos cenários de aplicação.
O governador de Guangdong, Wang Weizhong, reforçou a importância de fortalecer os pilares fundamentais de poder computacional, algoritmos e dados. Ele ressaltou a necessidade de oferecer serviços computacionais rápidos e econômicos às empresas, acelerar a adoção e expansão de grandes modelos de IA em diferentes indústrias e promover o compartilhamento aberto de dados entre diversos setores.
Huang também prometeu promover a ampla aplicação da IA em áreas como manufatura, educação e saúde, além de acelerar a demonstração e a implementação de robôs inteligentes e tecnologias essenciais em cenários críticos, como manufatura industrial e logística inteligente.
Em relação à formação de talentos, o secretário destacou que a província adotará medidas mais convenientes e preferenciais para atrair profissionais especializados em IA e robótica, ao mesmo tempo em que fortalecerá a capacitação interna desses talentos.
Os recursos abundantes de Guangdong contam ainda com o suporte da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, uma vantagem significativa para o desenvolvimento da IA na região, explicou Pan Helin, membro do Comitê de Especialistas para a Economia da Informação e Comunicação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, ao Global Times nesta quarta-feira.
Pan ressaltou a importância de aproveitar o potencial computacional da província, atrair mais talentos internacionais e utilizar a força de capital do setor privado local.
A iniciativa de Guangdong faz parte de uma tendência mais ampla das localidades chinesas de intensificar o desenvolvimento da inovação de ponta e promover o crescimento de alta qualidade.
A cidade de Hangzhou, no leste da China, lar do gigante do e-commerce Alibaba e da estrela da IA DeepSeek, também anunciou recentemente uma série de medidas para reforçar sua posição como um importante polo de inovação. Segundo a Agência Xinhua, em 10 de fevereiro, Hangzhou acelerará a construção de infraestruturas e projetos fundamentais, como modelos de linguagem em grande escala e infraestrutura de poder computacional. Mais vouchers de poder computacional também serão disponibilizados, conforme informou Lou Xiuhua, chefe do escritório municipal de ciência e tecnologia de Hangzhou.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: East Money