O governo da cidade de Pequim lançou nesta segunda-feira, 26, junto à plataforma de e-commerce chinesa, JD.com, um subsídio para compra de eletrodomésticos no valor máximo de RMB 2000 por pessoa (aproximadamente R$1500,00) para cada categoria de produto. O subsídio total pode chegar a RMB 16000 (cerca de R$12.300.00) para as oito categorias de produtos. Para aderir a campanha, basta abrir o aplicativo JD.com e pesquisar por “Troca de Eletrodomésticos em Pequim”.
Segundo o portal de notícias IT Home, os consumidores podem obter o subsídio tanto na troca de produtos antigos por novos quanto na compra direta de novos. As oito categorias de produtos incluem: geladeiras, máquinas de lavar, televisores, ar-condicionados, computadores, aquecedores de água, fogões domésticos e exaustores. O valor do subsídio é de 20% para produtos com classificação de eficiência energética de nível 1 e 15% para produtos de nível 2.
Em 25 de agosto, o Ministério do Comércio, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério das Finanças e a Administração Geral de Supervisão do Mercado divulgaram uma nota sobre a promoção da troca de eletrodomésticos antigos por novos. O aviso menciona que as localidades devem coordenar o uso de fundos centrais e locais para oferecer subsídios a consumidores individuais que adquirirem eletrodomésticos das oito categorias mencionadas, com padrões de eficiência energética ou hídrica de nível 2 ou superior.
O padrão de subsídio é de 15% do preço final de venda do produto. Para produtos com eficiência energética ou hídrica de nível 1 ou superior, um subsídio adicional de 5% do preço final de venda do produto será concedido. Cada consumidor pode receber subsídio para 1 unidade de cada categoria de produto, com um limite de RMB 2000 por unidade. As localidades têm autonomia para determinar as variedades específicas dos oito tipos de eletrodomésticos.
Fonte: ithome.com