Destaques da Semana

Governo chinês divulga ações de combate ao crime e proteção digital

Combate ao crime
Fonte da imagem: Jin Liwang/ Xinhua

Durante coletiva de imprensa realizada em 23 de julho, o vice-ministro do Ministério da Segurança Pública da China, Qi Yanjun, apresentou os resultados das ações de segurança pública implementadas ao longo do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). O evento foi promovido pelo Escritório de Imprensa do Conselho de Estado.

Segundo Qi, a China figura entre os países com menores índices de homicídios, crimes violentos e uso de armas de fogo e explosivos. Ele relacionou os dados à manutenção da estabilidade social durante o período de crescimento econômico, que classificou como um “milagre duplo”.

Principais resultados

  • Autoridades investigaram mais de 512 mil casos de crimes cibernéticos;
  • Foram implementadas mais de 60 medidas para facilitar o trânsito, com mais de 6 bilhões de atendimentos acumulados;
  • A polícia passou a operar com maior capacidade de resposta e integração por meio de um novo programa nacional.

Combate a crimes cibernéticos e fraudes

  • 366 mil pessoas envolvidas em fraudes e crimes virtuais foram presas;
  • Mais de 12,4 bilhões de chamadas telefônicas fraudulentas foram bloqueadas;
  • Mais de 25 milhões de sites e domínios associados a fraudes foram desativados;
  • A polícia eliminou mais de 2 mil pontos de fraude no exterior e deteve mais de 80 mil suspeitos, reduzindo o número de golpes transfronteiriços.

Proteção à propriedade intelectual

O Ministério da Segurança Pública investigou 156 mil casos relacionados a violações de propriedade intelectual e à venda de produtos falsificados. A operação “Anxin” registrou 576 casos envolvendo segredos comerciais de setores estratégicos.

Segundo Li Jiantao, diretor do Departamento de Investigação de Crimes Ambientais e contra a Propriedade Intelectual, o trabalho foi realizado em parceria com agências de mercado e órgãos de direitos autorais. Durante o Ano Novo Chinês, forças policiais em Zhejiang, Anhui e Chongqing desarticularam redes de pirataria digital que atuavam com aplicativos e sites de streaming ilegal de filmes como Nezha.

Em junho, o ministério publicou uma diretriz com novas orientações para o combate aos crimes contra a propriedade intelectual, com foco no apoio ao desenvolvimento industrial. “Vamos aplicar as medidas com rigor e padrões claros, como bater prego com martelo”, afirmou Li.

Fonte: stdaily.com