A empresa automobilística Geely Auto anunciou no dia 24 de fevereiro que alcançou a melhor proposta de fusão com o Volvo Group. Ambas as partes manterão as operações independentes para assegurar o valor e posicionamento da marca, enquanto cooperam no desenvolvimento de Powertrain (Cadeia cinemática), eletrificação, condução autônoma e operacional.
Além disso, as duas empresas automobilísticas expandirão o escopo e a escala das aquisições conjuntas, bem como alcançarão sinergias estratégicas em áreas como canais de vendas no exterior e redes de pós-venda.
Cooperação profunda na estruturação do mercado de NE (New Energy; energia elétrica, fotovoltaica, eólica, entre outros.)
Com a promoção de políticas e desenvolvimento de mercado, a era inteligente liderada pelos veículos elétricos está crescendo gradualmente, e as empresas tradicionais de veículos a combustível precisam de transformações e inovações. Já em 2015, a Geely Auto havia apresentado a nova estratégia de desenvolvimento de energia “Blue Geely Action”, planejando alcançar 90% da receita total representado pelas vendas de veículos NE até 2020. Entretanto, em 2020 as vendas dos veículos NE da Geely foram de 68.100 unidades, representando apenas 5,2% das vendas totais.
O plano da Volvo é ainda mais agressivo: até 2025, as vendas de seus modelos totalmente elétricos deverão representar 50% das vendas totais, e até 2030 será totalmente transformado em uma marca de veículos totalmente elétrica. Mas a realidade é que o primeiro modelo totalmente elétrico da Volvo, o XC40 Recharge, foi lançado oficialmente somente em novembro de 2020.
Aparentemente, tanto Geely como Volvo ficaram um pouco trás no layout e desenvolvimento de veículos NE. Portanto, após desta fusão, os ambos focarão em 4 quadros: Eletrificação, inteligência, conectividade de rede e compartilhamento; desenvolvimento de uma nova geração de motores híbridos bimotores e motores de combustão interna de alta eficiência; desenvolvimento conjunto e compartilhamento da nova geração de estrutura modular e soluções de condução autônoma com base nas estratégias de SEA (Sustainable Experience Architecture) e estrutura SPA2 de veículos elétricos.
Fonte: People’s Daily; ce.cn; 315che.com