O 2º Fórum de Cooperação Internacional dos Trens China-Europa ocorreu em 18 de novembro, em Xi’an, na província de Shaanxi. O encontro reuniu autoridades, especialistas e empresas para discutir como ampliar a eficiência das rotas ferroviárias entre a China e a Europa, fortalecer a economia regional e garantir operações seguras e estáveis.
Construção de centros de consolidação e ampliação de corredores
Representantes da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) informaram que a China já construiu 14 centros de consolidação dedicados aos trens China-Europa. Esses centros respondem por 87% do volume total movimentado desde 2025. A China também coopera com países ao longo das rotas para ampliar a capacidade dos principais portos terrestres e corredores estratégicos.
Com os corredores Norte e Central em operação estável, o país avança na consolidação do corredor Sul, que inclui o Corredor Internacional de Transporte do Mar Cáspio. Entre janeiro e outubro de 2025, 371 trens cruzaram essa rota, um aumento acima de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A NDRC destacou que os próximos passos incluem acelerar o uso de big data e inteligência artificial para modernizar portos digitais, atualizar o portal dos trens China-Europa e integrar de forma mais direta transporte ferroviário, comércio, cadeia industrial, logística e finanças.
O fórum reuniu mais de 450 representantes de 46 países e regiões e resultou em 111 acordos envolvendo comunicação política, expansão de corredores, cooperação em transporte, comércio e garantias financeiras.
Trens China-Europa ultrapassam 118,6 mil viagens
Dados da NDRC mostram que, até o fim de outubro de 2025, os trens China–Europa acumularam 118.600 viagens e transportaram 11,7 milhões de TEUs. As rotas conectam 26 países e 232 cidades europeias, além de mais de 100 cidades em 11 países asiáticos, cobrindo praticamente toda a Eurásia.
O diretor do Departamento de Abertura Regional da NDRC, Liang Linchong, afirmou que a China está promovendo sistemas de transporte mais eficientes, reforçando a governança de segurança e ampliando a diversidade dos corredores. Ele destacou ainda a transição das operações “ponto a ponto” para o modelo “hub a hub”, que busca facilitar o trânsito aduaneiro em cooperação com países ao longo das rotas.
Durante o evento, a China Railway anunciou a quarta lista de trens China–Europa que operam com tabela horária completa, modelo em que os países envolvidos acordam previamente horários e rotas para garantir maior estabilidade no transporte. Com a nova lista, o número de viagens anuais desse tipo ultrapassa 1.000.
A atualização inclui sete novas rotas:
- Zhengzhou → Hamburgo (Alemanha)
- Xi’an → Praga (Chéquia)
- Jinan / Chongqing / Xi’an → Budapeste (Hungria)
- Changsha → Poznań (Polônia)
- Shijiazhuang → Varsóvia (Polônia)
Com as novas rotas, o sistema passa a contar com 17 rotas que conectam 9 cidades chinesas a 6 cidades europeias. A primeira operação desse modelo começou em 2022. Depois de duas ampliações, o número de viagens subiu para mais de 800 por ano. O tempo de percurso caiu mais de 30% em comparação com trens convencionais na mesma rota.
Exportações incluem mais produtos de alto valor
O fórum também apresentou dados sobre a composição das cargas. Produtos de alto valor agregado, como automóveis, autopeças, maquinário e equipamentos eletrônicos, já representam mais de 60% das exportações transportadas pelos trens em 2024.
O relatório Desenvolvimento dos Trens China–Europa (2025) mostrou que o serviço transporta atualmente 53 categorias e mais de 50 mil tipos de produtos. Além disso, cresce o volume de produtos europeus que chegam ao mercado chinês por meio dessa rota. Até o fim de 2024, o valor total acumulado de cargas chegou a US$426,4 bilhões.
No fórum paralelo dedicado aos corredores diversificados, representantes da NDRC afirmaram que ampliar esses corredores é fundamental para o desenvolvimento de alta qualidade do serviço. As próximas ações priorizarão a solução de obstáculos no corredor Sul e o alinhamento de regras e padrões internacionais.
Fonte: news.cctv.com


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