O Fórum da Ásia de Boao divulgou, em 25 de março, o “Relatório Anual de 2025 sobre a Perspectiva Econômica da Ásia e o Processo de Integração do Fórum da Ásia de Boao”. O estudo prevê um crescimento real ponderado do PIB da Ásia de 4,5% em 2025, um pouco acima da taxa de 4,4% em 2024. A Ásia continuará como principal motor da economia global.
O relatório, baseado em paridade de poder de compra, estima que a participação das economias asiáticas no PIB mundial aumentará de 48,1% em 2024 para 48,6% em 2025. Regionalmente, a Ásia Oriental deve registrar um crescimento de 4,3%, a Ásia do Sul de 5,9%, a Ásia Central de 5,0% e a Ásia Ocidental passarão de 2,1% em 2024 para 2,9% em 2025.
A taxa de desemprego na Ásia deverá ser de 4,39% em 2025, abaixo da taxa global de 4,96%. A situação de renda permanece estável e, com o crescimento econômico e a queda da inflação, espera-se um aumento no nível real de renda na região.
O comércio digital e de serviços destacam-se como áreas de crescimento na economia asiática. Em 2024, o comércio eletrônico varejista na região do Pacífico Ásia cresceu 8,4%, enquanto o comércio eletrônico transfronteiriço da China somou US$ 369 bilhões, com um crescimento de 10,8%. O comércio de serviços também apresentou crescimento acelerado, com o setor de entrega digital liderando o aumento, seguido pela recuperação do setor de viagens e um crescimento significativo no transporte.
O Acordo de Parceria Econômica Regional Integrada (RCEP) é destacado como um marco na integração econômica da Ásia. Em 2024, o comércio intra-regional do RCEP cresceu 3%, e o comércio de serviços também avançou, com a China ultrapassando US$1 trilhão em volume de comércio de serviços. Economias emergentes da ASEAN, como Laos e Camboja, também registraram um aumento notável no comércio de serviços.
“Diante de muitos desafios, as economias asiáticas, especialmente a China e a ASEAN, continuam a mostrar uma forte resiliência e vitalidade, estando à frente do mundo em termos de crescimento econômico, comércio de bens e serviços e integração econômica regional. Eles também criam potenciais e espaços novos, tornando-se uma força e uma base importante para estabilizar e apoiar a economia mundial”, disse Zhang Jun, Secretário-Geral do Fórum da Ásia de Boao.
O Fórum da Ásia de Boao iniciou sua Conferência Anual em 25 de março em Boao, Hainan, com o lançamento de dois relatórios principais: o “Relatório Anual de 2025 sobre a Perspectiva Econômica da Ásia” e o “Relatório Anual de 2025 sobre a Ásia e o Mundo Sustentável”.
Fonte: Xinhuanet.com