No dia 31 de maio, a Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas no Brasil, em sua sétima edição, atraiu mais de 1.000 pessoas interessadas em oportunidades de trabalho ofertadas por empresas chinesas. A feira foi realizada em São Paulo, reunindo 32 multinacionais chinesas que ofereceram mais de 400 vagas de emprego.
O evento, que aconteceu na Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, foi organizado pela Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC), pelo Instituto Confúcio na Unesp e pelo IEST Group, com apoio do Consulado Geral da República da China em São Paulo.
Número de empresas chinesas na feira cresce mais de 250% desde 2016
O número de empresas participantes saltou de nove, em 2016, para 32 neste ano, um crescimento de mais de 250%. Segundo Tian Bin, CEO do IEST Group, o evento pioneiro reforça o papel da cooperação Brasil-China no mercado de trabalho. “Esse crescimento é fruto do fortalecimento contínuo da relação bilateral Brasil-China e demonstra o crescente interesse das empresas chinesas pelo mercado brasileiro. É quando o investimento se transforma em oportunidade de emprego para a população brasileira, e temos muito orgulho em contribuir para isso”, afirma.
A Feira já reuniu centenas de grandes empresas chinesas de diversos setores presentes no mercado brasileiro, incluindo automotivo, engenharia, telecomunicações, máquinas e equipamentos, agricultura, tecnologia, mobilidade, entre outros.
Nas seis edições anteriores, a feira ofereceu mais de 870 vagas e atraiu mais de 2.600 candidatos, consolidando-se como um dos principais encontros de recrutamento focados no mercado chinês no Brasil.
A Feira de 2025
A edição de 2025 da feira é a maior já realizada, com 32 empresas participantes e mais de 400 vagas oferecidas. Por questões de espaço, a organização limitou o número de companhias presentes, embora outras tenham manifestado interesse em participar. Neste ano, o evento recebeu mais de 2 mil inscrições e contou com a presença de mais de 850 participantes no dia.
Além de reunir um número recorde de empresas e vagas, o evento também se consolidou como um espaço de encontro entre talentos e oportunidades. Para as companhias, é a chance de acessar profissionais qualificados no mercado brasileiro; para os candidatos, vai além da entrega de currículos, envolve contato direto com recrutadores, networking e aprendizado por meio de palestras sobre carreira, mercado de trabalho e internacionalização.
Além do contato direto com os recrutadores, os participantes tiveram acesso a palestras promovidas pelas patrocinadoras XCMG, SPIC e CEEC Brasil, além do Instituto Confúcio e da Faculdade ESEG.

As vagas contemplaram setores como telecomunicações, logística, tecnologia, energia, e-commerce, consultoria empresarial, educação, mineração e alimentos. As oportunidades abrangeram diferentes níveis de experiência nas áreas comercial e vendas, financeiro, administrativo, recursos humanos, marketing, contabilidade, jurídico e logística.
Importância da Feira
Para Zhang Guanghua, presidente da ABEC e do Banco da China, a 7ª edição confirma o compromisso das empresas chinesas com o desenvolvimento brasileiro. “O aumento no número de companhias, vagas e inscritos reflete a confiança no mercado e o interesse dos profissionais brasileiros”, disse.
O cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Yu Peng, relacionou o evento ao fortalecimento das relações bilaterais. “A troca de visitas entre os presidentes Lula e Xi Jinping em seis meses mostra o nível estratégico da parceria Brasil-China. A cooperação econômica e comercial tem se fortalecido cada vez mais.”

O professor Luis Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio na Unesp, destacou o crescimento do evento. “Neste ano, o número recorde de empresas chinesas mostra a ampliação dos laços econômicos entre Brasil e China. No Instituto Confúcio, contribuímos ensinando a língua e a cultura chinesa, facilitando o relacionamento entre brasileiros e chineses, fundamental para o sucesso desses empreendimentos no Brasil.”
Pedro Rebelo, diretor executivo de Negócios Internacionais da São Paulo Negócios, afirmou que a feira reforça a integração entre os dois países. “Em um momento de retrocessos na globalização, Brasil e China se destacam como defensores de um mundo mais unido, integrando negócios, pessoas e culturas. A feira conecta empresas chinesas a brasileiros qualificados, oferecendo maior liberdade para negócios”.
As empresas com o maior número de vagas
- Keeta (Meituan) – 100 vagas. A Meituan é um aplicativo de delivery chinês que acabou de chegar ao Brasil com um investimento de R$6,5 bilhões, para rivalizar com o iFood no mercado brasileiro.
- XCMG, com 76 vagas. As vagas são distribuídas em seis estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul. As oportunidades abrangem diversas áreas, como Recursos Humanos, Finanças, Tecnologia da Informação, Engenharia, Vendas, Compras e Manutenção.
- Zoomlion, com 30 vagas.
- iMile Delivery, com 53 vagas.
Empresas participantes
- China Mobile (Telecom)
- Fiberhome (Telecom)
- Hytera Comunicações (Telecom)
- Huawei (Telecom)
- ZTE (Telecom)
- OPPO (Telecom)
- JOVI (Telecom)
- Realme (Telecom)
- Kwai (Internet)
- Keeta – Meituan (Delivery)
- 99 (Mobilidade)
- COFCO (Agronegócio)
- Anjun Express Ltda (Logística)
- Centex Supplychain (Logística e E-commerce)
- J&T Express (Logística)
- Imile Delivery (Logística)
- Jingdong (E-commerce)
- Instituto Confúcio da UNESP (Educação)
- CEEC (Energia)
- CGN Brasil Energia (Energia)
- SPIC Brasil (Energia)
- CRRC Brasil (Equipamentos Ferroviários)
- C&D (Comércio)
- Hisense (Eletrodomésticos)
- ICBC (Financeiro)
- IEST GROUP (Consultoria)
- CMOC (Mineração)
- Mineração Vale Verde (Mineração)
- Oke Ferramentas (Indústria)Sunward Brasil (Indústria)
- XCMG (Máquinas)
- Zoomlion (Máquinas)
- Centro de Serviços Econômicos e Comerciais China – Países de Língua Portuguesa e Espanhola