Empreendedorismo

Emprego flexível oferece novas opções de escolha para jovens chineses

Emprego flexível

À medida que a economia digital se desenvolve, novos modelos de negócios expandem os canais para os jovens chineses que optam por um emprego flexível, em detrimento das funções tradicionais. Segundo dados oficiais, a China registrou mais de 200 milhões de trabalhadores em empregos flexíveis em 2021.

Graças ao desenvolvimento da Internet, os serviços domésticos on-demand, tais como serviços de chef pessoal e de pet-sitting, tornaram-se cada vez mais populares entre as pessoas que procuram conveniência e eficiência, oferecendo novas escolhas a muitas pessoas que querem fazer trabalhos flexíveis.

Um jovem apelidado de Zhenzai era diretor de operações de uma empresa de catering. Durante o período da COVID-19, ele cozinhou para seus amigos e compartilhou sua experiência on-line, atraindo 7.000 seguidores dentro de dois meses.

Desde então, ele se tornou um chef pessoal em tempo integral no sul da China, em Guangdong. Ele cobra 198 yuans (US$ 28) por quatro pratos caseiros comuns e um extra por pratos que envolvem preparações complexas, enquanto cobra pelo menos 688 yuans por um banquete familiar.

Durante o período mais movimentado, o chef pessoal pode ganhar mais de 10.000 yuans por mês.

Outro homem apelidado de Hehe trabalha como vlogger na pequena plataforma de vídeo Douyin, produzindo vídeos sobre seus serviços de chef. Antes disso, ele era professor em uma instituição de treinamento pós-escolar.

“Quando eu estava desempregado, aprendi a cozinhar e me voltei para novas mídias”, disse ele. O vlogger pode ganhar 50.000 yuans a 100.000 yuans por mês através da publicidade de produtos na plataforma.

Algumas pessoas também trabalham em tempo parcial ou em tempo integral como pet-sitters, fornecendo serviços porta-a-porta, incluindo alimentação, preparando água potável para animais de estimação, descartando seus dejetos e levando os cães para passear.

Em 25 de fevereiro, Xangai aprovou um regulamento sobre promoção de emprego, que entrou em vigor em 1º de março. De acordo com o regulamento, a cidade melhorará as políticas flexíveis de apoio ao emprego, ampliará os canais para emprego flexível e abolirá restrições excessivas a este respeito para criar oportunidades de emprego mais flexíveis.

O regulamento também enfatiza a necessidade de melhorar os serviços de emprego flexível, promover o treinamento profissional de trabalhadores flexíveis, proteger seus direitos e melhorar as regras do seguro contra acidentes de trabalho.

Os dados mostram que quase 90% dos graduados universitários estão dispostos a fazer trabalhos flexíveis. Lin Fan, fundador e CEO da Maimai, uma plataforma de carreira e rede social baseada na China, disse que os empregos flexíveis e as linhas laterais são populares entre os jovens.

O desenvolvimento próspero da economia digital está criando cada vez mais novas profissões, de acordo com um relatório da iResearch, uma empresa independente de pesquisa de mercado. Isto traz novas oportunidades para os que buscam empregos flexíveis.

Xu Hao, advogado do escritório de advocacia Jingsh em Pequim, disse que os serviços sob demanda ao domicílio economizam o tempo dos consumidores, oferecem conveniência para eles, especialmente os idosos, os doentes, os deficientes físicos e as futuras mães, e criam oportunidades de emprego.

Xu sugeriu melhorar a gestão sobre novos modelos de negócios de acordo com o novo desenvolvimento econômico e situações de emprego para proteger os direitos e interesses dos consumidores e garantir as operações legais dos novos modelos de negócios.

Fonte: Yicai Global