Empreendedorismo

Em 2023, metade dos dez principais apps de compras globais mais baixados eram chineses

Apps de compras
Fonte da imagem: Xinhua

Cada vez mais consumidores do mundo todo estão optando por comprar em plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço da China e adquirir produtos chineses.

Em 2023, as plataformas de comércio eletrônico da China dominaram a lista dos dez principais aplicativos de compras baixados globalmente, com SHEIN, Temu (subsidiária do Pinduoduo), Alibaba, AliExpress e Pinduoduo ocupando respectivamente o primeiro, segundo, sétimo, nono e décimo lugares.

Na Coreia do Sul, por exemplo, o AliExpress foi o aplicativo móvel com o maior número de novos usuários no mercado sul-coreano em 2023, segundo a mídia sul-coreana.

A Temu, subsidiária do Pinduoduo, abriu mercado nos Estados Unidos. A Temu tem sido consistentemente o aplicativo mais baixado nas principais lojas de aplicativos, como a Apple e o Google.

Os EUA foram o mercado de maior crescimento e maior contribuição de receita da Temu no ano passado. A empresa exporta mais de 400.000 pacotes por dia, com um peso médio diário de cerca de 600 toneladas, sendo mais da metade destinada aos Estados Unidos.

Atualmente, existem mais de 100.000 empresas principais de comércio eletrônico transfronteiriço na China. O rápido desenvolvimento das plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço é impulsionado pelo aumento da capacidade geral de fabricação na China, onde cada vez mais fábricas conseguem produzir produtos com alta competitividade em termos de qualidade e preço.

As regiões do Delta do Rio das Pérolas e do Delta do Rio Yangtze, dois importantes polos de fabricação do país, tornaram-se importantes fontes de produtos para o comércio eletrônico transfronteiriço. De acordo com o “Relatório de Desenvolvimento do Delta do Rio Yangtze (2023)”, o Delta do Rio Yangtze possui 32 zonas de testes abrangentes de comércio eletrônico transfronteiriço, representando cerca de 1/5 do total nacional, com o volume de comércio eletrônico transfronteiriço representando quase metade do total nacional.

O surgimento das plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço da China no exterior também tem impulsionado as pequenas e médias empresas chinesas a se aventurarem mais no mercado internacional.

Os serviços totalmente gerenciados permitem que os comerciantes se tornem “gerentes de loja sem esforço”. Várias plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço da China lançaram serviços totalmente autogerenciáveis, que ajudam os comerciantes que não entendem de operações transfronteiriças ou têm falta de pessoal para lidar com o tráfego do site, logística, atendimento pós-venda, entre outros aspectos. Os comerciantes só precisam listar seus produtos, podendo assim se tornar “gerentes de loja sem esforço”.

Anteriormente, era necessário ter um bom domínio do inglês, entender a operação da loja, calcular a logística, lidar com problemas pós-venda e devoluções reversas. Agora, basta entender o produto e ser capaz de fornecê-lo”, disse um representante da AliExpress.

Cadeia de suprimentos flexível para reduzir estoques dos comerciantes

No ano passado, a Temu lançou um novo modelo de pré-venda, no qual os comerciantes não precisam manter estoques antecipados nos armazéns e podem enviar os produtos somente após receberem os pedidos. Nesse modelo, para os produtos populares e com potencial de mercado, os comerciantes podem fazer pedidos com confiança; para os produtos com baixa demanda, os comerciantes não enfrentam pressão de estoque durante a fase de testes. A SHEIN inovou com um modelo de cadeia de suprimentos flexível baseado na produção sob demanda, realizando uma transformação digital e informatizada em toda a cadeia de suprimentos para permitir a produção sob demanda e reduzir a pressão de estoque.

Para as pequenas e médias empresas da China, o sucesso das plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço da China não só amplia os canais de negócios para explorar mercados internacionais, mas também reduz ainda mais as barreiras de entrada para o comércio eletrônico transfronteiriço. Por exemplo, muitas empresas que nunca haviam se envolvido no comércio eletrônico transfronteiriço podem usar os modelos “totalmente gerenciado” ou “parcialmente gerenciado” lançados pelas plataformas para superar a falta de talentos especializados em comércio eletrônico transfronteiriço, tornando mais fácil para elas expandirem seus negócios para o exterior.

Estratégias operacionais diversificadas mantêm o crescimento contínuo. A qualidade e o preço acessível são os principais pontos positivos que os consumidores estrangeiros atribuem aos produtos chineses nas plataformas. No entanto, alguns consumidores estrangeiros também relatam que o prazo de entrega após a compra nas plataformas é relativamente longo.

Do fornecimento como fábrica terceirizada à criação de marcas próprias, a competitividade dos produtos fabricados na China continua a aumentar. Com a melhoria da cadeia de suprimentos, a inovação nos modelos de plataforma e o aumento da conscientização das marcas, mais produtos chineses estarão nos carrinhos de compras dos consumidores internacionais.

Fonte: people.com.cn
Imagem principal: Xinhua