Matéria publicada originalmente no dia 20 de julho de 2022
A 15ª edição da maior feira de eletrônicos e eletrodomésticos da América Latina, a Eletrolar Show, foi realizada entre os dias 11 e 14 de julho de 2022 no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com diversas novidades trazidas por empresas chinesas, como TCL, GREE, e outras.
Em frente ao estande da TCL Brasil, várias inovações, como a mais recente geração de TV da linha Mini-LED, a TV QLED de 98 polegadas com tela gigante, smartphones 5G, assim como tela de jogos de esport e a máquina de lavar de frequência variável de acionamento direto, atraíram muitos comerciantes internacionais para o estande.
“As TVs sempre foram o principal produto da TCL e tornar toda a casa inteligente com a extensão da TV para outros produtos é algo natural”, disse o presidente da TCL Brasil, Yue Haiping. Ele afirmou que “está otimista com o mercado brasileiro”.
De acordo com Yue, as principais vantagens da TCL são a visão internacional da marca, a tecnologia avançada de eletrodomésticos, a fabricação perfeita e as vantagens da cadeia de suprimentos, a capacidade de integração vertical da indústria e as vantagens do canal de cooperação com empresas locais. “A construção de um ecossistema operacional de serviço ao usuário é uma estratégia de desenvolvimento importante para o futuro, em vez de simplesmente ficar na venda de produtos de hardware”, diz Yue.
No primeiro semestre deste ano, a participação do TCL no mercado brasileiro de TV ultrapassou 16%, colocando-o firmemente entre os três primeiros do mercado. Como um dos maiores expositores na Eletrolar Show deste ano, a TCL Brasil não apenas lançou produtos eletrônicos e elétricos inovadores de alta qualidade, mas também trouxe seu chip inteligente AI IPQ autodesenvolvido.
Com a chegada da Copa do Mundo 2022 no Qatar, a TCL Brasil também se uniu à Federação Brasileira de Futebol nesta feira para lançar uma série de ações promocionais, como a promoção conjunta da Copa do Mundo.
Eletrolar Show: Espaço Casa Conectada
Um espaço especial de “casa conectada” representou uma das áreas de foco desta feira — as casas inteligentes. As categorias de produtos da GREE Electric (Brasil), como divisores domésticos, máquinas comerciais leves e aparelhos domésticos, foram apresentadas na feira. Neste espaço, foram apresentados os novos produtos de ar-condicionado móvel R32 com menor potencial de aquecimento global (GWP). Este é o primeiro no Brasil a aplicar a tecnologia “BlackFin” para ar-condicionado doméstico, que pode atender totalmente as necessidades de proteção contra corrosão e resistência a ácidos na zona costeira do Brasil.
O diretor de vendas da GREE no Brasil disse aos repórteres do Diário do Povo que “A GREE está lançando uma série de tecnologias inovadoras de ar-condicionado na Eletrolar Show 2022, que, além de conter sistemas de filtragem que tornam o ar mais limpo e saudável, também possuem características estéticas modernas e oferecem design exclusivos para uma vida saudável aos usuários”.
A GREE já atua no mercado brasileiro há 21 anos, criou uma imagem de excelência dos eletrodomésticos chineses no mercado local. Desde 2018, o volume de vendas da GREE Electric no Brasil cresceu mais de 75% e a receita mais de 180%, e a empresa está em um período de rápido crescimento. Atualmente, os ares-condicionados da GREE estão entre os mais vendidos no mercado brasileiro e é a marca de produtos de ar-condicionado com o preço mais alto vendido no Brasil. A empresa pretende lançar mais categorias de produtos no mercado brasileiro e estar mais próxima do consumidor final.
O presidente do grupo Eletrolar Brasil, organizador da feira Eletrolar Show, Carlos Clur, disse que o grande número de empresas chinesas presentes no evento e os lançamentos estão na vanguarda da inovação mundial, demonstrando plenamente a liderança do país no mercado mundial de eletrônicos de consumo.
As relações comerciais entre a China e o Brasil são altamente complementares. As empresas dos dois países podem aprofundar ainda mais a cooperação através da feira Eletrolar Show. Em particular, as empresas de ciência e tecnologia emergentes do Brasil podem realizar seus sonhos através da cadeia industrial perfeita da China e do suporte de produção e promover o desenvolvimento da indústria eletrônica brasileira.
Fonte: Diário do Povo