Tecnologia

Egito cria centro regional de energia limpa com auxílio de empresa chinesa

Energia limpa Egito
Fonte da imagem: Cao Yang/ Xinhua

No parque industrial de energia solar de Benban, no deserto do sul da província de Aswan, no Egito, fileiras de painéis solares convertem os abundantes recursos de luz solar em energia elétrica, essencial para a produção e vida dos moradores locais.

O parque industrial de energia solar de Benban ocupa uma área de 37 quilômetros quadrados. Planeja-se construir 40 usinas de energia solar, com uma capacidade total instalada de cerca de 2 gigawatts, das quais 32 usinas já foram concluídas e estão em operação. O Ministério da Eletricidade e Energias Renováveis do Egito emitiu um comunicado em abril deste ano, afirmando que o parque industrial de energia solar de Benban ajudará o Egito a aumentar o uso de energia renovável, prevendo uma redução anual de emissão de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Li Fengyi, vice-diretor da usina de energia renovável da Ásia-África, disse que a empresa opera 5 usinas de energia solar no parque industrial de energia solar de Benban, com uma capacidade total instalada de 321 megawatts. Essas usinas entraram em operação gradualmente a partir de 2019 e utilizam painéis solares fabricados na China.

“A cooperação internacional em energia limpa injetou um novo ímpeto no desenvolvimento verde e de baixo carbono dos países ao longo da iniciativa ‘Cinturão e Rota’”, disse Qin Wu, diretor da usina de energia renovável da Ásia-África, destacando que o Egito possui recursos solares abundantes e que projetos como o parque industrial de energia solar de Benban têm ajudado não apenas a lidar com a escassez de eletricidade local, mas também a impulsionar a criação de um centro regional de energia limpa.

Fonte: yidaiyilu.gov.cn