Na China, proprietários de veículos de nova energia (NEVs), incluindo elétricos e híbridos, estão se deparando com custos altíssimos para substituir baterias e peças automotivas, uma vez que os períodos de garantia começam a expirar. Em alguns casos, o preço do novo pacote de baterias chega a superar o valor do próprio carro, gerando insatisfação entre os consumidores.
Desde 2022, veículos de comunicação têm relatado o aumento dos preços no suporte pós-venda para NEVs. Um exemplo é o de um modelo híbrido plug-in que foi adquirido por 500.000 yuans (US$70.355) e agora exige uma bateria nova, com valor estimado em 300.000 yuans. Para um sedã elétrico de marca estrangeira que custou cerca de 200.000 yuans, a reposição da bateria chega a exorbitantes 500.000 yuans.
“Paguei 250.000 yuans pelo meu carro, mas trocar a bateria custa 120.000 yuans, quase metade do valor do veículo”, relatou um proprietário cujo NEV foi danificado em um acidente, durante atendimento em uma concessionária autorizada em Xangai.
As dificuldades e o alto custo para reparos de NEVs também elevaram os prêmios de seguro em comparação com veículos movidos a combustíveis fósseis de preços semelhantes. Algumas seguradoras, inclusive, se recusam a oferecer cobertura para determinadas marcas de NEVs.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Gartner, até o próximo ano, a China terá cerca de 49 milhões de NEVs em circulação. A garantia de três anos para o veículo e a de oito anos ou 150.000 quilômetros para baterias, oferecida nos automóveis vendidos a partir de 2020, quando os NEVs começaram a ganhar popularidade, estão prestes a expirar, o que deve ampliar ainda mais as queixas sobre os custos elevados de manutenção e substituição de peças.
Para muitos consumidores, os preços das substituições de baterias são difíceis de entender, especialmente considerando a queda dos custos dos pacotes de energia nos últimos anos. Chen Lin, gerente de um centro de reparo autorizado para NEVs, esclarece que o custo elevado se deve principalmente a duas razões.
Em primeiro lugar, ele explica que a bateria de um NEV tem um valor mais alto que o motor e a transmissão de um carro convencional. Em casos de falha de uma célula de bateria, frequentemente é necessário trocar todo o pacote de energia, enquanto nos motores a combustão, apenas a peça específica precisa ser substituída.
O segundo fator está relacionado ao monopólio das montadoras de NEVs, segundo Chen. Devido a preocupações com a segurança, os fabricantes estabelecem altos requisitos para que terceiros possam acessar os sistemas de baterias, o que lhes dá forte controle sobre os preços.
Chen também destaca que, embora um pacote de baterias de íons de lítio de 60 quilowatt-hora custe entre 50.000 e 60.000 yuans (US$ 7.035 a US$ 8.440) para a montadora, os proprietários acabam pagando 120.000 yuans pela reposição.
A construção de sistemas próprios de suporte pós-venda por parte das montadoras e dos fabricantes de baterias está criando um quase monopólio nos reparos de NEVs, segundo Liu Wei, diretor técnico do setor de pós-venda de uma marca automotiva.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global