A Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil, abriu uma empresa de veículos autônomos. A nova companhia estabelecida em Pequim tem um capital registrado de R$ 7,8 milhões (10 milhões de yuans). Ela foi fundada para desenvolver tecnologias, tratar do aluguel de carros, atender ao público portadores de necessidades especiais, entre outros. A companhia também busca acelerar a implementação do projeto de direção autônoma da Didi. Recentemente, muitas empresas chinesas iniciaram testes de rua autônomos.
A área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em tecnologia de condução não tripulada da Didi começou em 2016, possuindo atualmente uma equipe de mais de 200 pessoas na China e nos Estados Unidos. Licenças de teste de direção autônoma foram obtidas em Xangai, Pequim, Suzhou, Califórnia e outros locais.
A direção autônoma está surgindo em muitas cidades da China. Wei Cheng, fundador e CEO da Didi, disse em uma entrevista que “a condução não tripulada e a era da inteligência artificial são as tendências do futuro, e os carros podem ser a primeira geração de robôs que utilizam a inteligência artificial em larga escala na história da humanidade.”
O mercado de veículos autônomos
A Baidu, AutoX e WeRide lançaram seus próprios serviços de táxi sem motorista em Changsha, Xangai e Guangzhou, respectivamente. Em março, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação divulgou o Padrão Nacional para “Classificação de Direção Automotiva”. No dia 19 de Maio foram anunciados, pelo Ministério dos Transportes da China em conferência de imprensa do Conselho de Estado, seis importantes avanços no setor de veículos autônomos chinês. Inicia, neste ano de 2020, a comercialização da direção autônoma pela China.
Assim como o 5G, a tecnologia de veículos autônomos também é parte importante da competição tecnológica sino-americana. Gigantes americanas como a Waymo, Tesla e Cruise estão atualmente em posição de liderança no mundo, sendo o Vale do Silício ainda o centro global da área. Em 2019, a quilometragem total de testes de direção autônoma anunciada pela California Vehicle Administration foi de até 2,88 milhões de milhas (cerca de 4,64 milhões de quilômetros).
No mesmo ano, o Relatório de Teste de Condução Autônoma de Pequim mostrou que a quilometragem total dos testes de estrada foi de 1,04 milhão de quilômetros. De acordo com dados do WeRide, Guangzhou tem 1,06 vezes o número de veículos no Vale do Silício e 3,99 vezes o número de pedestres no Vale do Silício por milha (cerca de 1,6 quilômetros), o que impõe requisitos técnicos mais altos às empresas chinesas.
Fonte: www.autohome.com.cn
Fonte da foto: Iot Automotive News