Nos próximos três anos, a taxa de crescimento da indústria de robôs humanoides deve se manter acima de 40%, e várias instituições acreditam que 2024 será o ano de aceleração do desenvolvimento do setor na China.
Em termos de políticas, o centro tecnológico Beijing Yizhuang lançará um plano de ação de três anos para robôs humanoides, visando tornar-se um centro líder de inovação tecnológica de robôs, um local de fabricação de ponta e de demonstração do ecossistema industrial na China.
Várias empresas de robôs humanoides têm avançado em termos tecnológicos. A Xiaomi, por exemplo, lançou o CyberDog 2, a segunda geração de robôs quadrúpedes biomiméticos, em 4 de junho, em Beijing. Segundo informações, a empresa continuará a impulsionar a inovação de produtos, capacitando o ecossistema industrial usando uma plataforma aberta e completa e uma cadeia de ferramentas para impulsionar o desenvolvimento conjunto de empresas na cadeia de suprimentos. Além disso, expandirá a aplicação para uma integração com indústrias como automóveis, máquinas, eletrônicos e inteligência artificial.
Recentemente, a empresa de tecnologia Unitree Robotics entregou com sucesso o primeiro lote de robôs humanoides bípedes H1 na província de Hubei. De acordo com as informações, o robô humanoide H1-ReS entregue é capacitado por algoritmos de inteligência artificial, e a caminhada e o equilíbrio do robô são realizados por cálculos autônomos, permitindo que ele ajuste rapidamente sua postura e mantenha o equilíbrio do corpo mesmo quando sujeito a impactos externos fortes.
Com o apoio de políticas, a indústria de robôs humanoides da China está se desenvolvendo rapidamente. De acordo com o “Estudo sobre o Desenvolvimento do Ecossistema da Indústria de Robôs Humanoides da China em 2024” publicado pela Consultoria CCID, a indústria de robôs humanoides entrará em um período de forte expansão, e é previsto que até 2026 ultrapasse os RMB 20 bilhões, com os robôs de função integral gradualmente se tornando predominantes, apresentando um enorme potencial de desenvolvimento.
Um relatório de pesquisa da Wanlian Securities sugere que atualmente, os robôs humanoides fabricados localmente estão melhorando constantemente sua inteligência artificial ao se integrarem a grandes modelos de robôs, aumentando a precisão e continuidade na execução de movimentos. Com o avanço da tecnologia, inovação de produtos, controle de custos, melhoria da cadeia de suprimentos e apoio político, vários fatores estão impulsionando conjuntamente o processo de desenvolvimento da indústria de robôs humanoides fabricados localmente.
O relatório de pesquisa da Everbright Securities indica que os robôs humanoides fabricados localmente na China estão progredindo rapidamente, otimizando continuamente o hardware e aumentando o nível de inteligência. Por um lado, ao se integrarem a grandes modelos de robôs, a imitação e aprendizado impulsionam o progresso da inteligência artificial de forma rápida, com a precisão e continuidade na execução de movimentos melhorando constantemente. Por outro lado, a capacidade de hardware está em constante evolução, com a opção de equipar mãos ágeis com múltiplos graus de liberdade que podem alcançar uma variedade maior de cenários de aplicação. 2024 é considerado o ano de aceleração do desenvolvimento de robôs humanoides, com atualizações tecnológicas, testes de treinamento de produtos e validação da cadeia industrial continuando a surgir.
Em relação ao desempenho de mercado, desde maio, o setor de robôs humanoides como um todo teve uma queda, com as ações conceituais em média caindo 5,69%. Mais da metade das ações tiveram quedas superiores a 5%, e atualmente algumas ações estão sendo negociadas em níveis baixos dos últimos doze meses, incluindo Inovance, LY ITECH, e Tuopu Group.
A Tuopu Group anunciou que, para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento do negócio de robôs, estabeleceu a Divisão de Acionadores Elétricos em 2023. As principais vantagens da empresa no negócio de atuadores de robôs incluem: 1) Capacidade de pesquisa e desenvolvimento de vários tipos de motores, como motores de ímã permanente e motores sem estrutura; 2) Experiência na integração de motores, mecanismos de redução de velocidade e controladores; 3) Capacidade de usinagem de precisão; 4) Capacidade de colaboração entre vários recursos de pesquisa e desenvolvimento e recursos de teste.
Fonte: caijing.com.cn
Imagem principal: Chen Zhonghao/ Xinhua