Economia

De janeiro a maio, 22 mil empresas com investimento estrangeiro são criadas na China

Investimento China
Fonte da imagem: Natalia_garidueva/ Freepik

De janeiro a maio deste ano, foram criadas 22 mil novas empresas com investimento estrangeiro na China, um aumento de 17,4% em relação ao ano anterior. O investimento estrangeiro real ultrapassou RMB 400 bilhões, atingindo um patamar histórico. Pesquisas recentes de várias câmaras de comércio estrangeiras mostram que a maioria das empresas estrangeiras planeja continuar investindo na China.

Os dados foram apresentados durante um evento organizado em Pequim para discutir sobre investimento estrangeiro na China e empresas transnacionais, nesta segunda-feira, 24 de junho, segundo o jornal chinês Yicai.

O vice-ministro do Comércio e vice-representante de negociações comerciais internacionais da China, Ling Ji, afirmou que a recuperação econômica da China continua a se fortalecer em 2024, e que o país tem promovido a abertura e melhorado o ambiente de negócios, o que fortaleceu significativamente a confiança dos investidores estrangeiros.

O Ministério do Comércio, junto com os diversos departamentos e regiões, continuará a intensificar os esforços para atrair, utilizar e ampliar os investimentos estrangeiros, e reduzir a lista negativa de acesso ao investimento estrangeiro. Além disso, a China planeja eliminar as restrições de acesso ao investimento estrangeiro no setor de manufatura, ampliar o acesso em áreas como saúde e telecomunicações, e aumentar o catálogo de indústrias incentivadas para investimento estrangeiro.

Também será criada uma plataforma aberta, implementando medidas piloto de alto padrão internacional para zonas de livre comércio e portos, lançando uma nova rodada de medidas abrangentes de abertura do setor de serviços, promovendo o desenvolvimento de alta qualidade das zonas de desenvolvimento econômico nacionais.

Além disso, Ling Ji afirmou que a China continuará a criar um ambiente de negócios de primeira classe orientado para o mercado, baseado no Estado de Direito e internacionalizado. Serão implementadas a Lei de Investimento Estrangeiro e políticas para a otimização do ambiente de investimento estrangeiro, emitidas pelo Conselho de Estado.

Fonte: yicai.com