Considerada uma das civilizações mais antigas do mundo, a China, contém uma cultura milenar repleta de lendas, tradições e diversidades de costumes.
O país possui uma das maiores economias do planeta, a terceira maior nação em extensão territorial e, atualmente, está entre os países mais industrializados do mundo, exercendo forte influência na economia global.
Por se tratar de uma cultura tão extensa e antiga, algumas informações não são de conhecimento geral. Por isso, trouxemos 15 curiosidades sobre a China:
- Registros de 6.000 a.C. foram encontrados por historiadores e datam como o início da civilização chinesa. Consistindo como a maior civilização contínua até os dias atuais.
- É o 3º maior país em território, ficando atrás apenas da Rússia e Canadá. Sua área é de 9.596.961 km².
- O país faz fronteira com 14 países e possui cerca de 5 mil ilhas ao longo de sua costa.
- Apesar de sua extensão territorial, todo o país está em um único fuso horário (UTC+8) por determinação do governo.
- Sua população é a maior do mundo, segundo dados da estimativa de 2021, possui um total de 1,412 bilhão de habitantes.
- A língua chinesa abrange diversos grupos de dialetos: Mandarim (oficial), o Cantonês (região de Cantão), Wu (região de Shanghai), Hakka (etnia Han), Xiang (região de Hunan), entre outros.
- A origem da palavra “China” deriva de “Qin”, fazendo menção ao Imperador Qin Shi Huang, responsável pela unificação do país pela primeira vez, em 221 a.C.
- A Dinastia Qin, também conhecida como dinastia Chin, foi o império mais duradouro, persistindo de 221 a.C. até o ano de 1.912, quando foi estabelecida a República.
- A Muralha da China é a maior construção do mundo, com 21.196 km de extensão. E sua construção perdurou durante várias dinastias. Foi iniciada em 221 a.C, após a unificação da China pelo imperador Qin Shi Huang e foi abandonada no século XV.
- Para os chineses, a cor usada para simbolizar o luto e nos funerais é o branco.
- Já a cor vermelha simboliza felicidade. Sua utilização é bem marcante em festivais, aniversários e casamentos.
- O ideograma de morcego (蝠 fú) é homônimo de boa fortuna e bênçãos. Para os chineses, o morcego é um símbolo de boa sorte e é frequentemente representado na porcelana e em vasos.
- Durante muito tempo, a produção da Seda foi guardada a sete chaves. Esse segredo surgiu desde 3.000 a.C. e, segundo a lenda, a esposa do Imperador Huang Di que fez a descoberta, quando um casulo do bicho da seda caiu no seu chá e se desfez na água quente, mostrando o tecido.
- Cerca de 2 mil anos antes de sua descoberta pelos ocidentais, no século IV a.C., os chineses já perfuravam o solo em busca de gás natural e o utilizavam como fonte de calor.
- Cidades da China já registraram temperaturas congelantes de até -58°C. Esse recorde foi registrado em dezembro de 2019, na cidade de Genhe, na Mongólia Interior.
Gostou do conteúdo? Leia mais: As Características e Curiosidades da Arquitetura Chinesa