Nos últimos anos, a ascensão do WeChat Pay, Alipay, aplicativo bancário e outros métodos de pagamento móvel, fez com que usuários ficassem acostumados a concluir transações escaneando os códigos QR em vez de usar dinheiro físico. Com isso, a importância dos caixas eletrônicos diminuiu. Dados do Banco Central da China mostram que o número total de caixas eletrônicos começou a cair depois de atingir seu pico em 2018, resultando em menos de 1 milhão de caixas eletrônicos em todo o país.
Segundo o portal chinês Economic Daily, a queda no número de caixas eletrônicos é uma consequência inevitável da transformação dos serviços financeiros, mas isso não significa que vão deixar de existir.
Tecnologia agregada aos serviços
Desde o primeiro semestre de 2018, o BC chinês ampliou o uso de novos equipamentos terminais, como terminais de autoatendimento de estatísticas, Video Teller Machine (VTM) e contadores inteligentes. Estes novos equipamentos terminais foram tecnologicamente modernizados para cobrir a maior parte das operações tradicionais de balcão, e os caixas eletrônicos já não se limitam apenas a depósitos e levantamentos.
O VTM, por exemplo, é capaz de fornecer serviços tradicionais de balcão bancário, como emissão de cartão, venda de conta, relatar perda e emissão de certificado de depósito. Ele também é capaz de ajudar os usuários a lidar com o público para privado, moeda local e estrangeira, negócios financeiros etc., através de chamadas de áudio remotas e compartilhamento de desktop, fornecendo serviços financeiros mais abrangentes.
No contexto da promoção do RMB digital, muitos fabricantes de mecanismos ATM estão tentando tomar a liderança nos mercados emergentes através da transformação, incluindo o estabelecimento de um instituto de moeda digital para pesquisa e desenvolvimento de software de moeda digital ou carteiras de hardware e cooperação com os bancos para negócios digitais de RMB.