Descrevendo as prioridades do governo, o primeiro-ministro chinês Li Qiang se comprometeu na segunda-feira (13) a se concentrar no desenvolvimento de alta qualidade, centrado nas pessoas, focado nas pessoas, aprofundando a reforma e a abertura da China.
O novo primeiro-ministro chinês se reuniu com a imprensa após o encerramento da primeira sessão do 14º Congresso Nacional Popular, a legislatura nacional do país.
Li prometeu implementar as importantes decisões e planos feitos no 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), o qual estabeleceu os planos de desenvolvimento do país para os próximos cinco anos e mais além.
O governo fará esforços sólidos em cada trabalho relativo ao sustento do povo, disse Li, observando que o objetivo final do PCC e do governo é melhorar o bem-estar do povo.
A maioria das pessoas não está sempre de olho no crescimento do PIB, disse Li, explicando que o que mais lhes interessa são as coisas que dizem respeito à vida cotidiana, como moradia, emprego, renda, educação, serviços médicos e meio ambiente. “Portanto, o governo deve sempre planejar e realizar seu trabalho à luz do que o povo sente e agir de acordo com as aspirações do povo”.
O primeiro-ministro disse que o foco do trabalho de desenvolvimento do país está mudando, e que agora é preciso prover as necessidades básicas do povo para melhorar a qualidade de vida da população.
Como a segunda maior economia do mundo, a China tem feito grandes progressos no desenvolvimento econômico e social, mas seu desenvolvimento ainda é desequilibrado e inadequado, apontou ele. “Qualquer volume agregado quando dividido pela população de 1,4 bilhão se tornará um pequeno número per capita”, disse ele.
“Em geral, devemos aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento em todas as frentes, trabalhar para criar um novo padrão de desenvolvimento e nos concentrar na promoção de um desenvolvimento de alta qualidade”, disse ele.
Para isso, Li destacou a necessidade de aumentar a capacidade de inovação científica, modernizar o sistema industrial e continuar a transição para o desenvolvimento verde. Li acrescentou que aprofundar a reforma e a abertura é essencial para o avanço da modernização chinesa e para alcançar o Segundo Objetivo do Centenário do país.
Notando que este ano marca o 45º aniversário da reforma e da abertura na China, cujo advento impactou não apenas a China, mas o mundo inteiro, Li disse que a China se abrirá mais para o mundo e dará as boas-vindas aos investidores externos.
Confiança total na economia
Li expressou total confiança na economia do país, mas enfatizou que são necessários esforços redobrados para atingir a meta de crescimento do PIB da China em 2023 de cerca de 5%.
Li disse que o desempenho econômico da China durante os dois primeiros meses de 2023 mostrou que a economia está se estabilizando e algumas organizações internacionais também revisaram suas projeções de crescimento.
O primeiro-ministro também disse aos repórteres que os dividendos demográficos da China não desapareceram e que os dividendos de talentos estão gradualmente tomando forma.
A China continuará a seguir uma estratégia de empregado-primeiro emprego e aumentará o apoio do governo para impulsionar a criação de empregos, prometeu Li. “Em particular, o apoio será aumentado em termos de serviços de emprego e treinamento técnico, enquanto múltiplos passos serão dados para estabilizar e expandir o emprego”.
Um recorde de 11,58 milhões de graduados universitários estão entrando na força de trabalho este ano, disse o primeiro-ministro, acrescentando que, do ponto de vista do desenvolvimento, é uma coisa boa porque os jovens podem injetar energia e vitalidade na sociedade.
Além disso, Li prometeu que as empresas privadas na China desfrutarão de um ambiente melhor e de um espaço mais amplo para o desenvolvimento.
Este governo continuará a promover um ambiente empresarial baseado no mercado e na lei em alinhamento com os padrões internacionais e criará um campo de igualdade para as empresas privadas e ajudará os empresários a crescer e prosperar, ressaltou ele.
Em termos de promoção da revitalização rural, o primeiro-ministro enfatizou a necessidade de trazer à tona as iniciativas dos agricultores e deixá-los participar da revitalização rural e compartilhar os benefícios da reforma e do desenvolvimento.
“A China é um grande país agrícola e a modernização socialista não estará completa sem a modernização agrícola e rural”, disse Li.
Ele também disse que a revitalização rural deveria ser avançada em todos os sentidos, e diferentes localidades deveriam desenvolver o campo com base em suas condições locais.
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Li Xin/Xinhua