O Escritório de Informação do Governo Municipal de Qingdao realizou uma coletiva de imprensa sobre a prevenção e controle de epidemia. Na reunião, o vice-prefeito de Qingdao Luan Xin fez conclusões da experiência de Qingdao. Apresentou um trabalho que encontrou, pela primeira vez no mundo, uma cadeia completa de provas de que o novo coronavírus pode ser transmitido por objetos ou superfícies contaminados a humanos.
Além disso, o estudo comprova que em condições de temperaturas baixas aumenta o tempo de sobrevivência do vírus, trazendo preocupações no transporte de peixes, cargas marítimas, entre outros.
O encontro destas duas provas exige mais cuidados na importação, de modo que Qingdao considerará o trabalho de melhorar a eficiência no controle dos produtos importados como a próxima tarefa-chave de prevenção ao Covid-19.
Uma próxima ação será a de testes simultâneos na pessoa e no objeto, áreas como porto, rodoviária, aeroportos entre outros meios de entrada no país terão testes em maiores frequências, principalmente em cargas que necessitam de um ambiente de congelamento, como frutos do mar.
Fonte: CCTV News; 21st Century Business Herald