Cultura

Conheça as diferenças regionais da culinária chinesa

Culinária

A China é o país mais populoso do mundo e um dos maiores em extensão territorial e, por conta disso, sua cultura é bem diversa.

Com a comida, essa diversidade não seria diferente. Cada região do país tem sua própria culinária, que reflete as tradições, o clima, os recursos disponíveis e as influências históricas.

O contraste harmonioso entre as cores, aromas e sabores de cada prato é baseado na filosofia do yin e yang, em que os opostos se complementam.

Além do conceito do yin e yang, também existe a ideia dos cinco sabores que corresponde aos cinco elementos: o doce representa a terra, o salgado representa a água, o azedo representa a madeira, o amargo representa o fogo e o picante representa o metal.

Acredita-se que, para manter a saúde e o equilíbrio do corpo é necessário ter uma dieta equilibrada que contenha todos os cinco sabores.

Por isso é comum encontrar uma mistura de sabores doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, entre outros, em uma única refeição chinesa.

Veja abaixo, as diferenças entre as culinárias de cada região, para que você possa conhecer melhor a gastronomia chinesa:

Norte da China

Devido ao clima frio, a culinária dessa região apresenta características mais próximas ao paladar europeu.

Os alimentos mais consumidos são: pães cozidos a vapor, batatas, noodles (macarrão chinês) e bolinhos de carne, uma vez que a pesca não é tão comum quanto o consumo de carne.

Entre os pratos mais famosos estão o pato assado de Pequim, o peixe com arroz fermentado e o frango com pasta de soja.

Leste da China

A culinária do Leste da China é caracterizada por pratos com frutos do mar já que a região é conhecida por possuir recursos aquáticos e vegetais.

O arroz é o cereal básico das refeições, refletindo a grande produção de arroz na região, mas o trigo também é bastante utilizado na forma de macarrão, pães cozidos a vapor e dumplings.
Sul da China

A culinária do Sul da China é conhecida por ser a mais diversa e variada da China e se destaca como um representante marcante da culinária chinesa em todo o mundo.

Devido à sua vasta extensão marítima, os portos do Sul da China sempre desempenharam um papel significativo no comércio internacional, atraindo povos estrangeiros.

Essa troca cultural não só enriqueceu a culinária local, como também ajudou a difundir receitas, ingredientes, utensílios e técnicas de preparo únicas para outras partes do mundo.

Os pratos são marcados pelo uso de óleo, geralmente vegetal e frutos do mar. O dim sum, um tipo de comida de rua, é uma das principais atrações culinárias do Sul da China.

Oeste da China

Essa região é rica em recursos naturais e culturais, mas ao mesmo tempo é de difícil acesso devido às montanhas e altitudes elevadas, por essa razão, os habitantes da região dependem principalmente dos recursos locais para a produção de alimentos e bebidas, o que influencia fortemente a culinária local.

Outra característica marcante da culinária do Oeste da China é a conservação de alimentos por meio de métodos tradicionais, como a secagem ao ar livre e a conservação em sal. Carne seca, tofu fermentado, chouriço e peixe em conserva são exemplos de ingredientes frequentemente utilizados na região.

Quer saber mais sobre a China, leia também: O vínculo cultural e simbólico entre os chineses e a Lua

Imagem principal: Bit24/ Adobe Stock