Empreendedorismo

Conheça a história da maior empresa de logística da China, STO Express

A STO Express é atualmente uma gigante de logística da China. Quem vê a empresa hoje não imagina como tudo começou. A empresa surgiu de uma necessidade simples: o proprietário de uma fábrica precisava entregar um formulário de declaração alfandegária em Xangai no dia seguinte, mas a entrega expressa mais rápida levaria três dias.

Desesperado, o empresário ofereceu um valor alto de 100 yuans para alguém que pudesse fazer a entrega do documento em Xangai. Foi então que o jovem Nie Tengfei teve uma ideia. Naquela época, o pedágio de Hangzhou a Xangai custava 30 yuans, e era possível fazer ida e volta uma vez por dia. Ou seja, com essa entrega conseguiria ganhar 70 yuans por dia, o que era uma grande quantia para a época, já que seu salário mensal era de apenas 150 yuans.

Havia muitas fábricas em Hangzhou, e todas elas precisavam de alguém para enviar o formulário de declaração alfandegária para Xangai. Se ele ajudasse as pessoas a enviar essas declarações, poderia ganhar um mês de salário em apenas dois dias.

Com o apoio de sua esposa, Nie se demitiu da fábrica onde trabalhava e começou o seu pequeno “empreendimento”. O proprietário da fábrica também se tornou o primeiro cliente de Nie Tengfei. Naquela época, não existia uma indústria de entrega expressa privada na China, exceto o China Post.

Começando seu novo negócio no final de 1992, Nie coletava os formulários em Hangzhou de dia, e partia para Xangai de trem à noite. Depois de entregar as declarações na cidade portuária na manhã seguinte, ele pegava o trem de volta para Hangzhou e continuava seu ciclo de pedidos.

Com o passar do tempo, o empresário precisou de ajuda e teve que contratar pessoas. Foi então que Nie pediu a sua esposa Chen Xiaoying a se demitir da fábrica para trabalhar junto com ele, além de seu amigo. Zhan Jisheng, que também trabalhava na fábrica. Além disso, recrutou algumas pessoas da sua cidade natal em Tonglu.

Após um curto período de planejamento, em 1993, uma empresa privada de entrega expressa chamada “Shen Tong” começou de forma discreta em Hangzhou. Ninguém teria imaginado que a pequena empresa se tornaria mais tarde a líder da indústria de entrega expressa da China – STO Express.

Crescimento de STO Express

A visão única e perspicácia empresarial de Nie Tengfei, além de sua resiliência e serviço atencioso e meticuloso, permitiu que a empresa ocupasse rapidamente o mercado de entrega expressa em Jiangsu e Zhejiang.

Logo depois, STO Express deixou de ser apenas uma empresa responsável apenas pelo negócio de delivery de formulários de declaração alfandegária, e passou a entregar todos os tipos de pacotes.

Em 1995, Nie, de apenas 22 anos, não apenas estabeleceu sua própria frota de entrega expressa, mas também expandiu todo o negócio da empresa para toda a província de Zhejiang. Um ano depois, STO Express quase monopolizaram Jiangsu, Zhejiang e Xangai com seus negócios.

No final de 1998, STO tinha mais de 50 pontos de venda em todo o país e era a líder do setor na região do Delta do Rio Yangtzé.

No final de 1998, no entanto, uma fatalidade tiraria a vida Nie Tengfei. Enquanto dirigia de Hangzhou para Ningbo, em uma viagem de negócios, seu carro perdeu o controle e saiu da via expressa.

Declínio e renascimento

Após a morte de seu fundador, a STO Express desmoronou. Os altos executivos que saíram não apenas tiraram muitos recursos da empresa, mas também apreenderam uma grande parte da participação de mercado da STO.

A esposa de Nie Tengfei, Chen Xiaoying, assumiu e enfrentou a crise que a empresa enfrentava. Ela, junto com seu irmão e o motorista de Nie, propuseram um sistema de “agência secundária”: com apenas uma pequena taxa de franquia, pequenas empresas de logística podiam se juntar à STO. Juntando franquia por franquia, com um pouco de investimento, rapidamente eles expandiram os negócios para todas as partes do país.

Apesar de uma certa polêmica, em 2012, 14 anos após da morte do fundador da STO Express, o motorista Xi Chunyang casou-se com Chen Xiaoying, e assumiu a liderança da empresa. Para desenvolver os negócios da STO, Chen comprou a TTK Express por 150 milhões de yuans e nomeou Xi como seu CEO. Depois de operar a TTK Express por cinco anos, eles transferiram a empresa para Suning Group por um preço de 2,55 bilhões, lucrando muito em cima disso.

Após a transferência da TTK, Xi Chunyang deixou a indústria de logística, mudando-se para outras indústrias, enquanto Chen Xiaoying ainda está com todo o vigor na logística.

Concorrência e dificuldades

Após 10 anos de desenvolvimento no setor de logística, o mercado comercial tradicional ficou saturado, várias empresas estão lutando entre si pela sobrevivência.

Vendo a concorrência cada vez mais acirrada no setor, Chen Xiaoying percebeu a crise e começou a levar STO Express a encontrar outras oportunidades.

Na época, o Taobao, de Jack Ma, começou a entrar silenciosamente na vida das pessoas e se desenvolveu rapidamente. Enquanto todos olhavam para o número crescente de usuários do Taobao, Chen tinha uma visão diferente: a alta demanda por negócio de entrega expressa por trás do Taobao.

Após uma análise, Chen Xiaoying tomou a iniciativa e assinou um contrato com Jack Ma, fazendo uma oferta ultrabaixa de 2,7 yuans por pedido. Naquela época, o preço de custo de uma única entrega não era inferior a 4 yuans, mas com uma cotação de 2,7 yuans da STO Express.

Quando todo mundo esperava a queda de Chen Xiaoying, o volume de transações do Taobao explodiu em um piscar de olhos. O grande volume reduziu em muito o custo de transporte e logística.

Outras empresas tentaram reagir e correram para fazer parcerias com várias plataformas de e-commerce, mas STO Express, liderada por Chen Xiaoying, já havia aproveitado a oportunidade de mercado, e conquistou o primeiro lugar em uma nova rodada do mercado.

Em 30 de dezembro de 2016, Chen, de 40 anos, levou a STO Express a ser listada na Bolsa de Valores de Shenzhen. Patrimônio dela também chegou a 11 bilhões, entrando para a lista das mulheres mais ricas da China.

Saída de Chen Xiaoyang

18 anos após a morte de Nie Tengfei, Chen se tornou a verdadeira “Rainha da Logística”. No entanto, ninguém esperava que, depois de três anos, ela decidisse sair dessa indústria.

Em 2019, ela transferiu inesperadamente quase 46% das ações da STO Express para o Alibaba de Jack Ma, e ao mesmo tempo, renunciando aos direitos de gestão da empresa.

Depois de deixar STO, Chen voltou para sua cidade natal e Tonglu e junto com seu marido, Xi Chunyang, dirigiram várias pequenas empresas enquanto realizavam trabalhos de caridade.

 

Fonte: kanchaishuyuan, webthinking