Economia

Compensação e pagamentos transfronteiriços em RMB necessitam de padrão internacional

Compensação RMB

Falta de uniformidade de padrões, processos longos e baixa transparência nos negócios de pagamentos transfronteiriços são alguns dos problemas quando se fala em compensação transfronteiriça e pagamentos internacionais em RMB. Nesta sexta-feira, 15, foi realizado em Xangai um evento para discutir essas e outras questões relacionadas ao setor.

No que diz respeito aos padrões de negócios, desde o início da construção do sistema CIPS em 2015, o padrão ISO 20022 amplamente reconhecido internacionalmente foi adotado, e com base nas características e requisitos do mercado de pagamentos transfronteiriços da China. Algumas inovações de design e aplicação dos padrões de mensagens também foram implementadas, resultando em uma prática de aplicação do ISO 20022 que atende às necessidades de desenvolvimento dos negócios de pagamentos transfronteiriços em RMB.

Além disso, a empresa de compensação transfronteiriça participa ativamente do trabalho de governança de padrões internacionais, atuando como líder do grupo de estudo de opiniões de revisão do padrão ISO 20022 e do grupo de trabalho de revisão do padrão ISO 20022, organizando especialistas de países como Reino Unido, Estados Unidos e Japão para realizar pesquisas e revisões do novo padrão ISO 20022.

Sobre os padrões de identificação, a aplicação global do Código de Identificação de Pessoas Jurídicas (LEI) no campo de pagamentos transfronteiriços em RMB se faz necessária, incorporando informações do LEI em certificados digitais para promover a identificação de pessoas em vários cenários de negócios, através do mapeamento mútuo do LEI com o BIC, CIPS ID e outros códigos de identificação, promove ainda mais o uso do LEI.

O vice-presidente da filial do Banco Industrial e Comercial da China em Xangai, Mi Liang, o vice-presidente da BOCOM Fintech, Feng Xiaoming, e o assistente do gerente geral da Genertec Finance, Yue Haifeng, trocaram informações sobre a construção e aplicação de padrões em suas respectivas instituições, e afirmaram que irão implementar a estratégia de padronização nacional, promover a aplicação prática de padrões internacionais no setor financeiro, especialmente nos negócios de pagamentos transfronteiriços em RMB, e promover ativamente os serviços de produtos do CIPS para atender às necessidades de liquidação transfronteiriça de moeda chinesa RMB para instituições financeiras e empresas domésticas e estrangeiras.

Segundo informações, o próximo passo será continuar participando na governança de padrões internacionais no campo de pagamentos transfronteiriços, promovendo ativamente a aplicação prática de padrões internacionais como o ISO 20022, LEI, entre outros, para conectar de forma mais aberta e compatível as regras e padrões entre bancos comerciais domésticos e estrangeiros.

Fonte: yicai.com
Imagens principal: Song Weiwei/ Xinhua