O comércio informal é a aposta de algumas cidades chinesas para movimentar a economia pós-coronavírus. Cidades como Chengdu, Hangzhou, Jiangsu e Xangai permitiram que ambulantes voltassem a vender artigos nas ruas, como comida, flores, objetos, entre outros. Com a permissão, o governo espera que a economia informal dos vendedores ambulantes seja reaquecida, e devolva a renda para as pessoas que perderam seus empregos durante a crise do coronavírus.
Os camelôs foram retirados das ruas chinesas em 2018 devido ao impacto negativo na aparência e no ambiente das cidades. Agora, algumas cidades atenuaram suas medidas de controle, permitindo que os vendedores montassem suas barracas, desde que cumprissem precondições visando impedir a propagação da pandemia e para manter o ambiente urbano limpo.
Recentemente, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, também demonstrou apoio público à economia informal, conhecida no país como “economia de banca”. Empresas como JD.com também vão apoiar vendedores de rua e de pequenos comércios com o oferecimento de crédito.
Oportunidade de mercado
Quem também se beneficiou com a volta dos vendedores de rua foi a SAIC-GM-Wuling Automobile, uma joint venture da SAIC Motor, General Motors e da Liuzhou Wuling Motors Co. Ltd. Para os vendedores de rua mais sofisticados, a empresa tinha um produto prontinho para oferecer aos interessados em abrir seus negócios, a van Wuling Rong Guang, que funciona como uma “loja móvel”.
Na noite do dia 3 de junho, a plataforma chinesa de e-commerce para compras em grupo Pinduoduo lançou a venda das vans da SAIC-GM-Wuling Automobile. A Pinduoduo afirmou que o primeiro lote de vans vendido online será de 100 unidades, recebendo subsídios de 3 mil yuans (R$ 2.132) cada uma. Esta é a primeira vez que a plataforma inclui vans Wuling e outros produtos relevantes para bancas, tais como ventiladores externos e lanternas, nas “promoções 618” (a Blackfriday junina chinesa). Além disso, para beneficiar vendedores e consumidores, a Pinduoduo também lançou subsídios especiais para a chamada “economia de banca”.
Segundo o National Business Daily News, cada carro custa em torno de 56.800 yuan (R$ 40.366,00), mas pode chegar a um valor menor na Pinduoduo. “A van foi lançada em maio, mas a empresa não realizou muita propaganda. No mês passado, mais de 300 unidades foram vendidas, mas hoje a linha direta de vendas da empresa não para de tocar”, disse um representante do Wuling Auto Securities Departament em entrevista à imprensa. “Estima-se que o volume de pedidos de um dia exceda todo o volume de vendas do mês passado”, afirmou.
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Fonte: National Business Daily; Huxiu.com
Fonte da foto: Sichuan Daily; Weibo