Os usuários de plataformas de comércio eletrônico ao vivo (live streaming) atingiram 469 milhões na China em junho de 2022, 204 milhões a partir de março de 2020, e foram responsáveis por 44,6% do total de usuários da Internet no país, disse o Conselho da Academia da China para a Promoção do Comércio Internacional em um relatório em 15 de novembro.
De acordo com o relatório sobre a tendência de desenvolvimento do comércio eletrônico da China, entre maio de 2021 e abril de 2022, a principal plataforma de vídeo curto da China, Douyin, lançou mais de 9 milhões de livestreams todos os meses, vendendo pelo menos 10 bilhões de peças de mercadorias, cujas vendas totais cresceram 2,2 vezes em relação ao ano anterior.
Em março de 2022, o número de visualizações de vídeos ao vivo no Taobao chegou a mais de 50 bilhões.
O comércio eletrônico impulsionando vendas
O relatório considera que o comércio eletrônico está desempenhando um papel fundamental na recuperação econômica e no desenvolvimento da China, no contexto de um ambiente internacional e doméstico complicado.
Em primeiro lugar, o comércio eletrônico tornou-se uma grande força para impulsionar o consumo e a oferta.
Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas de mercadorias físicas a varejo online registraram 8,24 trilhões de yuans (US$ 1,15 trilhão), um aumento de 6,1% em uma base anual, muito superior ao total de vendas a varejo de bens de consumo durante o mesmo período.
As vendas on-line de alimentos, roupas e outras necessidades diárias cresceram 5,6%, 4,7% e 5,2%, respectivamente, garantindo os suprimentos para a vida diária.
Em segundo lugar, o surgimento de novos cenários de consumo impulsionou os setores de serviços. Em junho deste ano, os usuários de trabalho remoto na China atingiram 461 milhões, 43,8% do total de usuários de internet do país.
Até agora, os usuários de serviços médicos on-line representam 300 milhões, 28,5% do total de usuários da Internet.
Em terceiro lugar, o comércio eletrônico transfronteiriço tornou-se uma ferramenta importante para estabilizar o comércio exterior e promover o consumo. Dados do Ministério do Comércio mostram que o comércio exterior via comércio eletrônico transfronteiriço no primeiro semestre deste ano aumentou 28,6% em relação ao ano anterior.
Fonte: Xinhua