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Nova profissão? Comércio eletrônico de live streaming na China atinge 469 milhões de usuários

Comércio eletrônico chinês

Os usuários de plataformas de comércio eletrônico ao vivo (live streaming) atingiram 469 milhões na China em junho de 2022, 204 milhões a partir de março de 2020, e foram responsáveis por 44,6% do total de usuários da Internet no país, disse o Conselho da Academia da China para a Promoção do Comércio Internacional em um relatório em 15 de novembro.

De acordo com o relatório sobre a tendência de desenvolvimento do comércio eletrônico da China, entre maio de 2021 e abril de 2022, a principal plataforma de vídeo curto da China, Douyin, lançou mais de 9 milhões de livestreams todos os meses, vendendo pelo menos 10 bilhões de peças de mercadorias, cujas vendas totais cresceram 2,2 vezes em relação ao ano anterior.

Em março de 2022, o número de visualizações de vídeos ao vivo no Taobao chegou a mais de 50 bilhões.

O comércio eletrônico impulsionando vendas

O relatório considera que o comércio eletrônico está desempenhando um papel fundamental na recuperação econômica e no desenvolvimento da China, no contexto de um ambiente internacional e doméstico complicado.

Comércio eletrônico chinêsEm primeiro lugar, o comércio eletrônico tornou-se uma grande força para impulsionar o consumo e a oferta.

Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas de mercadorias físicas a varejo online registraram 8,24 trilhões de yuans (US$ 1,15 trilhão), um aumento de 6,1% em uma base anual, muito superior ao total de vendas a varejo de bens de consumo durante o mesmo período.

As vendas on-line de alimentos, roupas e outras necessidades diárias cresceram 5,6%, 4,7% e 5,2%, respectivamente, garantindo os suprimentos para a vida diária.

Em segundo lugar, o surgimento de novos cenários de consumo impulsionou os setores de serviços. Em junho deste ano, os usuários de trabalho remoto na China atingiram 461 milhões, 43,8% do total de usuários de internet do país.

Até agora, os usuários de serviços médicos on-line representam 300 milhões, 28,5% do total de usuários da Internet.

Em terceiro lugar, o comércio eletrônico transfronteiriço tornou-se uma ferramenta importante para estabilizar o comércio exterior e promover o consumo. Dados do Ministério do Comércio mostram que o comércio exterior via comércio eletrônico transfronteiriço no primeiro semestre deste ano aumentou 28,6% em relação ao ano anterior.

Fonte: Xinhua