Tecnologia

Com tecnologia 5G-A, cidade chinesa testa delivery e patrulhamento por drones

Drones 5G-A
Fonte da imagem: Liang Xu/ Xinhua

Empresas de logística em Hangzhou operam atualmente quatro rotas de entrega por drones na chamada Cidade do Futuro, com média de 40 pedidos diários, segundo a Antwork Network Technology. Os trajetos, que cobrem até 7 km, reduzem o tempo de entrega para cerca de 10 minutos. Por terra, o mesmo percurso pode ultrapassar 20 minutos.

Desde 2023, empresas adotam drones para serviços comerciais na região. Em 2024, o governo local delimitou uma área de demonstração de 10 km² para economia de baixa altitude, onde vêm sendo realizados testes em navegação aérea, monitoramento, clima, segurança e comunicação.

A infraestrutura inclui tecnologia 5G-A com detecção aérea. Equipamentos 128T criam feixes dedicados, otimizando a cobertura até 600 metros de altitude. Algoritmos distribuem o tráfego entre redes comerciais e redes específicas para drones.

A China Mobile Zhejiang instalou em maio a primeira zona de demonstração do mundo com rede aérea 5G-A + multimodal. O sistema permite rastreamento, monitoramento e localização em tempo real, com vigilância contínua baseada na plataforma Lingyun. A operação inclui cerca eletrônica, sensores, câmeras, estações 5G-A e alertas para voos irregulares.

Com essa estrutura, empresas iniciaram testes para rotas híbridas de uso múltiplo. Os cenários envolvem logística, patrulhamento aéreo, inspeções autônomas, resgates emergenciais e transporte de insumos médicos.

A iniciativa integra o plano da cidade de desenvolver um ecossistema urbano com mobilidade aérea inteligente, voltado para cargas, serviços públicos e turismo.

Fonte: stdaily.com