Nas Duas Sessões desta sexta-feira (4), o evento político anual mais importante da China, o projetista-chefe da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, sigla em inglês), Jiang Jie, disse o mercado espacial comercial do país está crescendo cada vez mais, e que a nova geração de foguetes da China permitirá que o país realize missões tripuladas à Lua até 2030. Além disso, a corporação informou que precisa de 8 a 10 anos para avançar nos estudos tecnológicos relevantes aos foguetes reutilizáveis.
Jiang afirmou que o desenvolvimento de uma nova geração de foguetes de lançamento tripulados está atualmente na fase de superar os desafios em tecnologia e aprofundamento no programa de demonstração. O desenvolvimento do novo foguete irá romper 13 principais desafios tecnológicos.
Ela acredita que o desenvolvimento de um sistema de transporte espacial reutilizado irá realizar um grande avanço no transporte espacial da China de uso único para reuso, ter vantagens significativas para resolver a segurança da zona de desembarque, reduzir os custos de lançamento e promover o desenvolvimento tecnológico.
No que diz respeito ao veículo de lançamento superpesado, ela afirmou que se trata de um veículo de lançamento que pode aumentar a capacidade de órbita de tonelagem, a órbita de transferência de 50t de capacidade, usado para uma missão espacial e segurança na exploração espacial da china.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome