Os ganhos dos produtores de ferro e aço da China caíram no ano passado devido a uma queda na demanda dos incorporadores imobiliários em meio à queda do mercado imobiliário do país.
Os lucros dos principais membros da China Iron and Steel Association caíram 72% para 98,2 bilhões de yuans (US$ 14,3 bilhões) em 2022, em relação ao ano anterior, conforme mostram os dados. A receita operacional caiu 6,4% para 6,6 trilhões de yuans (US$ 964 bilhões).
A demanda de aço foi fraca, especialmente por parte dos construtores de casas, que normalmente utilizam cerca de 30% da produção total de aço da China, resultando em perdas desde julho passado.
A indústria do aço provavelmente se recuperou este ano, disse Wang Guoqing, diretor do Lange Steel Information Research Center, à mídia local. As políticas governamentais serão implementadas para aumentar os investimentos em infraestrutura e fabricação e aumentar a demanda por aço, acrescentou Wang.
Várias siderúrgicas listadas também relataram perdas para o ano passado, como a usina siderúrgica Anyang Iron & Steel, com sede na província de Henan, que transformou um lucro líquido de 1 bilhão de yuans em 2021, em um prejuízo líquido de 3,3 bilhões de yuans em 2022.
Chongqing Iron & Steel, a maior siderúrgica do sudoeste da China, previu um prejuízo de cerca de 1 bilhão de yuans para 2022, contra um lucro de 2,3 bilhões de yuans no ano anterior, disse no mês passado.
A China continuará com os esforços para avançar com as fusões e reorganizações das empresas siderúrgicas para formar uma indústria mais concentrada e reduzir as flutuações de preços causadas pela concorrência, ajudando as empresas a obter lucros estáveis, disse Wang.
As 10 maiores siderúrgicas chinesas por produção produziram um total de 434 milhões de toneladas da liga no ano passado, equivalente a quase 43% do total do país, contra 41% em 2021, de acordo com dados da associação do setor.
Fonte: STCN