Economia

Colheita de grãos da China permanece acima da meta pelo oitavo ano consecutivo

Colheita de grãos da China

A produção de grãos da China conseguiu permanecer acima da meta de 650 milhões de toneladas pelo oitavo ano consecutivo, apesar de uma série de graves desastres naturais e do impacto dos surtos de Covid-19 sobre as atividades agrícolas.

A colheita de grãos da China aumentou 0,5% este ano em relação ao ano passado para 687 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas. O alto rendimento é devido principalmente a uma área de plantio maior. A área de plantio de grãos aumentou 0,6% ano a ano para 118 milhões de hectares, enquanto a produção por hectare caiu de 0,1% para 5,8 toneladas.

As altas temperaturas e a seca no sul da China afetaram muito a colheita de grãos no outono, mas as políticas de apoio do governo e um padrão mais elevado de terras agrícolas ajudaram a colheita de outono a aumentar em 2,1 milhões de toneladas em relação ao ano anterior para 511 milhões de toneladas, disse Wang Guirong, diretor do Departamento Rural do NBS.

Milho, soja, batata e arroz são os principais grãos de outono, e a colheita de outono representa 70% da produção total de grãos do país a cada ano.

A colheita de grãos de verão, que é composta principalmente de trigo, aumentou 1% de um ano antes para 147 milhões de toneladas, de acordo com dados anteriores do NBS. E a produção precoce de arroz, que é calculada separadamente, aumentou de 0,4% para 28,1 milhões de toneladas.

Em geral, houve luz solar, irrigação e temperaturas adequadas nas principais áreas agrícolas, e não houve muitos danos causados por pragas e doenças, disse Wang. As condições climáticas foram em geral favoráveis, mas uma onda de calor e seca na bacia do rio Yangtze durante o verão e fortes inundações em partes do nordeste da China afetaram negativamente as colheitas.

Para a colheita de outono, a produção de soja aumentou 23,7% de um ano atrás para 20,2 milhões de toneladas e a produção de milho ganhou 1,7% para 277 milhões de toneladas. Mas a produção de batata afundou 2,2% para 29,7 milhões de toneladas.

A área de plantio de soja aumentou 21,7% neste outono de um ano anterior para 10,2 milhões de hectares, e a produção por hectare avançou 1,6%, razão pela qual houve um salto tão grande na produção de soja, disse Wang.

A área de plantio de milho baixou 0,6% para 43 milhões de hectares, mas a produção por hectare ganhou 2,3%. Enquanto a área de plantio de batata caiu 2% para 7,2 milhões de hectares e a produtividade deslizou 0,2%. A colheita de arroz caiu 2% ano após ano para 208 milhões de toneladas e a produção de arroz diminuiu 0,5%, acrescentou ele.

Fonte: Takungpao