O Instituto Haihe de Interação Cérebro-Computador e Coexistência Homem-Máquina da Universidade de Tianjin e sua equipe, em colaboração com outras equipes, incluindo a Universidade de Tecnologia do Sul da China, desenvolveram o primeiro sistema inteligente de interação cérebro-computador baseado em chip do mundo que pode ser aberto à fonte, o MetaBOC.
De acordo com o site de notícias de tecnologia chinês, ItHome, o MetaBOC é capaz de permitir que os “cérebros” treinados controlem roboticamente tarefas como desvio de obstáculos, rastreamento e pegada de objetos, realizando trabalhos inspirados em vários tipos de computação cerebral. Os resultados da pesquisa foram recentemente publicados na revista internacional de neurociência, Brain.
A equipe de pesquisa confirmou pela primeira vez internacionalmente o papel da estimulação por campos físicos no crescimento e desenvolvimento de órgãos cerebrais humanos derivados, esclarecendo o mecanismo de regulação do cérebro por ultrassom focal de baixa intensidade, fornecendo aos “cérebros” treinados do MetaBOC uma base mais inteligente.
O professor Ming Dong, vice-reitor da Universidade de Tianjin, afirmou: “A interface cérebro-computador baseada em chip utiliza ‘cérebros’ cultivados in vitro (como órgãos cerebrais) acoplados a chips de eletrodos para formar um cérebro baseado em chip, que realiza a interação com informações externas por meio de codificação, decodificação e estimulação-feedback”. Como um importante ramo emergente na área das interfaces cérebro-computador, a interface cérebro-computador baseada em chip tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento de áreas tecnológicas de ponta, como a inteligência híbrida e a computação cerebral.
Fonte: ithome.com