Empreendedorismo

​​Chinesas Li Auto e NIO evitam estratégia de “guerra de preço”

Li Auto

Desde o início deste ano, a China tem tido uma intensificação da redução dos preços dos automóveis. No entanto, algumas empresas, incluindo Li Auto, NIO, Porsche e Audi, decidiram não aderir ao movimento.

Recentemente, a Li Auto lançou um programa de proteção do preço de compra do usuário que oferece aos clientes de seus veículos da série L (os L7, L8 e L9) a promessa de reembolsar a diferença se o preço de venda do veículo diminuir dentro de 90 dias após a compra original.

Os clientes devem completar seu pedido de veículo através dos canais oficiais até 31 de março para serem elegíveis a este benefício.

A decisão da Li Auto de oferecer um programa de proteção de preços pode sinalizar uma postura firme para não baixar o preço de seus veículos.

Esta posição é apoiada pelo desempenho estável de vendas da empresa, que apoia sua resistência à tendência de redução de preços.

No ano passado, o volume de vendas da Li Auto em dezembro excedeu 20.000 veículos. Nos dois primeiros meses deste ano, a empresa entregou 15.100 e 16.600 modelos Ideal, respectivamente.

Além disso, como líder do setor de novos veículos de energia, a NIO declarou que manterá uma estratégia de preços estável e não tem a intenção de reduzir o preço de seus produtos.

Entretanto, vale ressaltar que em fevereiro, a NIO lançou uma série de políticas para oferecer descontos em seus modelos “866” (o ES8, ES6 e EC6) a fim de impulsionar as vendas.

Estas políticas incluíam uma série de medidas preferenciais que ofereciam economias de até 100.000 yuans (US$ 14.500) por compra.

Além da Li Auto e NIO, várias marcas globais de carros de luxo também anunciaram que não seguirão a tendência de redução de preços no mercado chinês.

Markus Duesmann, o CEO global da Audi, declarou que a empresa não seguirá cegamente as reduções de preços no mercado chinês, mas observará cuidadosamente as ações de seus concorrentes, pois isso poderia impactar as decisões estratégicas da Audi.

Da mesma forma, Michael Kirsch, Presidente e CEO da Porsche China, afirmou que a Porsche não se envolverá em táticas de preços e vendas excessivas nem seguirá as reduções de preços de outras novas marcas de veículos de energia.

Desde que Tesla iniciou uma redução de preços e desencadeou um acompanhamento pelas novas marcas de veículos de energia como XPeng Motors e Aito, a guerra de preços se espalhou do setor de energia nova para a indústria de veículos de combustível tradicional.

Quase 50 marcas de automóveis participaram da guerra de preços através de reduções oficiais, subsídios e outras diversas formas.

Fonte: Sina

Imagem principal: Li Auto/ Divulgação