A primeira linha de produção inteligente de pequenos satélites da China, localizada no Wuhan National Aerospace Industry Base, recebeu o primeiro satélite produzido através da sua linha de operação, nesta quinta-feira (13). Este novo avanço representa uma marca que a China está entrando em uma fase de produção em massa de pequenos satélites.
Segundo o informante, essa linha de produção de satélite inteligente já havia sido iniciada em 2019, com “flexibilidade inteligente, gêmeo digital e a fabricação em nuvem” e outras características típicas. Isso foi feito através da adoção de tecnologia avançada de fabricação inteligente, para atingir as funções de percepção de precisão no processo de produção, controle em tempo real da qualidade dos principais processos, aquisição e controle de dados de todo o processo de fabricação. Satisfazer as necessidades do teste de integração de 240 pequenos satélites com capacidade de produção anual inferior a 1 tonelada.
O fundador e CEO da Commsat, a empresa privada da China e focada em tecnologia de satélites, Xie Tao, disse a mídia National Business Daily (NBD, sigla em inglês) que, de acordo com os dados do setor, no futuro será instalado 100 mil satélites em órbita próxima à Terra. Entre eles, haverá também 30 a 40 mil satélites fabricados pela China.
O primeiro satélite do dia, foi desenvolvido de maneira autônoma pela segunda equipe de pesquisa da China Aerospace Science and Industry Corporation, Ltd. (CASIC, sigla em inglês), e é um satélite para a produção em série, composto principalmente por sete grandes sistemas, tais como: subsistemas de estruturas e mecanismos, sistema de controle térmico, suprimento de energia. Segundo os responsáveis, da segunda equipe de pesquisa do CASIC, este produto operado com sucesso, validou a viabilidade da linha de produção em massa de satélites inteligente.
A fim de garantir que o satélite saia da linha conforme programado, a segunda equipe de pesquisadores da CASIC realizou uma série de pesquisas e desenvolvimento. Em apenas 429 dias, foram realizados 11 avanços de tecnologias reconfiguráveis adaptadas às necessidades de vários tipos e lotes variáveis, além da finalização em sistema de equipamento inteligente de satélite representado por 23 sistemas e kit de 118 equipamentos de teste de manuseio. Assim, a linha de produção de satélites inteligentes tem a capacidade condicional para colaborar com a pesquisa e o desenvolvimento de naves espaciais, o projeto, a produção e fabricação, os ensaios, o controle das constelações e as aplicações de satélites de naves espaciais.
“Uma vez concluída, a linha de produção inteligente, a eficiência da produção de pequenos satélites será aumentada em mais de 40%, o ciclo de produção de um único satélite será reduzido em mais de 80% e a produtividade do pessoal será aumentada em mais de 10 vezes”, segundo pesquisador do CASIC.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Hubei Daily; CNR News; Diário do Povo; National Business Daily