O vice-ministro dos Transportes e Comunicações da China (MOT, sigla em inglês), Zhao Chongjiu, informou nesta quinta-feira, 24 de junho, numa conferência que, em 2020, atingiu 14,55 milhões de toneladas no tráfego de mercadorias nos portos do país e 260 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) no tráfego de containers nos portos, o que levou a ser o primeiro do mundo, tanto em termos de carga como o de contentores. Além disso, o transporte marítimo abrange cerca de 95% do transporte de mercadoria do comércio exterior da China.
Segundo a imprensa, os portos da China estão ocupando entre os 10 primeiros na capacidade de carga e descarga de mercadoria e contêiner. No final de 2020, nos portos nacionais tinham 22.142 atracadouros para produção, dos quais 2592 suportam acima de milhões de toneladas. Foi construído um sistema de transporte profissional em contentores, minério de ferro, petróleo, carvão e os 5 grandes grupos de portos ao lado da costa, como o Bohai Economic Rim, a Delta do Rio Yangtzé, a Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau.
O projeto automatizado de terminais e a tecnologia de operação de construção e fabricação de máquinas e equipamentos portuários estão entre os líderes mundiais. Além disso, no final do ano passado, a escala da capacidade da frota marítima da China atingiu mais de 310 milhões de toneladas de carga, ocupando em segundo lugar no mundo. A Cosco Shipping, COSCO e a China Merchants Group ficaram em primeiro e segundo lugar na escala de capacidade de navios das empresas de navegação globais, respectivamente.
O transporte marítimo internacional da China tem cerca de 95% do volume de mercadorias transportadas no comércio exterior e as rotas internacionais que conectam com mais de 100 países e regiões, e os serviços de logística que estão estendendo gradualmente aos principais países ou regiões das principais cidades do interior mundo.
Em termos de transporte marítimo interior, em 2020, o volume de transporte nos interiores do país será de 3,815 milhões de toneladas, com um volume de carga de 1,6 trilhão de toneladas. Até o final de 2020, as hidrovias interiores do país terão uma quilometragem navegável de 127,7 milhões de quilômetros, ocupando o primeiro lugar no mundo, com uma quilometragem hidroviária de alto grau de 161.000 quilômetros
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 21st Century Business Herald