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China supera 50 mil km de túneis e lidera recorde mundial em engenharia subterrânea

China túneis
Fonte da imagem: Li Ziheng/ Xinhua

A China tornou-se líder global em engenharia de túneis e obras subterrâneas, segundo a Federação Chinesa de Associações de Ciência e Tecnologia (CAST). O anúncio ocorreu durante a Assembleia Geral da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO), em Xangai. O país já construiu mais de 50 mil quilômetros de túneis ferroviários e rodoviários, tornando-se o maior do mundo em extensão e volume de obras.

O país concluiu projetos emblemáticos, como o túnel subaquático da Ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau e o Canal Shenzhen–Zhongshan. A China se destaca em obras submersas, túneis escavados por tuneladora shield (TBM) e túneis de grande extensão. O avanço das máquinas de perfuração shield forneceu suporte técnico e equipamentos essenciais para o rápido desenvolvimento do setor.

Atualmente, estão em construção duas megaobras de destaque internacional: o Segundo Túnel Submarino da Baía de Jiaozhou, maior túnel rodoviário subaquático do mundo, e o Túnel Submarino Jintang, da ferrovia de alta velocidade Ningbo–Zhoushan, o mais longo túnel ferroviário subaquático do planeta.

Em abril de 2024, o Congresso Mundial de Túneis anunciou 50 projetos globais de destaque no setor. Nove deles são chineses, incluindo o Túnel da Montanha de Dayao, o Segundo Túnel Submarino da Baía de Jiaozhou, o Túnel Submarino do Canal Shenzhen–Zhongshan e o Túnel Subaquático da Ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau. A China liderou em número de projetos selecionados, consolidando sua posição como líder tecnológica em engenharia subterrânea.

O país também se destaca em engenharia de pontes. A Ponte do Desfiladeiro Huajiang, na província de Guizhou, alcança 625 metros de altura entre tabuleiro e rio e tem 2.890 metros de comprimento total, com vão principal de 1.420 metros, o maior entre pontes de aço em regiões montanhosas. A Ponte Danyang–Kunshan, com 164,85 quilômetros, mantém o recorde mundial de maior ponte do planeta.

Com a Iniciativa Cinturão e Rota, a engenharia chinesa ganhou projeção internacional. Projetos como a maior ferrovia de Bangladesh, o Túnel Kamchiq na ferrovia Angren–Pap, a ferrovia China–Laos, o trem-bala Jacarta–Bandung e a ferrovia Belgrado–Budapeste se tornaram referências globais da engenharia chinesa.

O país agora busca integrar engenharia e tecnologia digital, acelerando o uso de inteligência artificial e construção inteligente para obras ultraprofundas, ultralongas e de alta complexidade, além de aprimorar a gestão de projetos e consolidar sua liderança mundial em infraestrutura.

Fonte: chinanews.com