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China Southern Airlines e Air China receberão sua primeira aeronave de grande porte C919 até o final do mês

China Southern Airlines
Fonte da imagem: Lu Hanxin/ Xinhua

A China Southern Airlines receberá sua primeira aeronave C919, um avião comercial de grande porte produzido na China, no dia 28 de agosto. O primeiro C919 da Air China também será entregue no mesmo dia que o da China Southern, embora a data do primeiro voo das aeronaves das duas companhias ainda não tenha sido confirmada.

O C919 é um grande avião comercial desenvolvido na China, de acordo com as regulamentações internacionais de aviação civil, e possui propriedade intelectual independente. Ele tem capacidade para 158 a 168 passageiros e um alcance de 4.075 a 5.555 quilômetros.

Em 2022, a China Eastern Airlines se tornou a primeira usuária global do C919, recebendo oficialmente a primeira unidade entregue em 9 de dezembro. Atualmente, já há 7 aeronaves C919 em operação comercial na companhia.

No primeiro semestre deste ano, tanto a China Southern quanto a Air China encomendaram 100 aeronaves C919 cada uma à COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China).

A China Southern informou que os primeiros oito pilotos já completaram o treinamento de conversão da pilotagem para o modelo C919 em julho, tornando-se os primeiros alunos a se especializar na conversão do C919 na região central e sul da China.

Durante o treinamento de 38 dias, eles completaram 86 horas de cursos teóricos e 108 horas de treinamento de pilotagem em simulador, totalizando 196 horas. Além disso, a China Southern desenvolveu um cardápio exclusivo para o C919, incluindo refeições tradicionais cantonesas como 24 variedades de refeições quentes oferecidas com quatro opções.

A Air China, por sua vez, tem divulgado vídeos relacionados ao C919 em sua conta oficial na rede social chinesa, Weibo, mostrando os preparativos de seus primeiros pilotos, comissários de bordo e equipe de manutenção.

O site oficial da Air China também publicou uma configuração de assentos do C919, que possui uma configuração de duas classes com um total de 158 assentos, sendo 8 na classe executiva e 150 na classe econômica. A classe econômica tem 6 assentos a menos em comparação com as configurações da China Eastern e da China Southern, tornando-se a mais espaçosa entre as configurações do C919.

Além disso, a Suparna Airlines, uma subsidiária da Hainan Airlines, também receberá sua primeira aeronave C919 no quarto trimestre deste ano. A empresa planeja adquirir 30 unidades do C919 e já formou um centro de manutenção para o modelo, completando o treinamento de 37 engenheiros de manutenção em duas fases, e iniciará o treinamento de pilotos, comissários de bordo e segurança no final de agosto deste ano.

Como o primeiro usuário global do C919, a China Eastern Airlines já possui 7 aeronaves do modelo. Desde que começou a operação comercial do C919 em 28 de maio de 2023, até o início de agosto deste ano, a frota da China Eastern já executou 3.133 voos comerciais e transportou quase 420.000 passageiros. As rotas regulares incluem voos de Xangai Hongqiao para Chengdu Tianfu, Beijing Daxing, Xi’an Xianyang, Guangzhou Baiyun e vice-versa.

Planejamento da capacidade de produção futura do C919

Além dos pedidos das companhias aéreas nacionais, a COMAC também recebeu um grande pedido de 30 aeronaves da GallopAir, que inclui 5 unidades do C919.

Além disso, a Tibet Airlines, que possui vasta experiência em operações em altitudes elevadas, assinou um pedido para 50 aeronaves para operações de altitudes elevadas, incluindo 40 unidades do C919 e 10 do ARJ-21, adaptadas para operações em regiões montanhosas.

Em setembro de 2023, o presidente da COMAC, He Dongfeng, revelou que o número de pedidos do C919 já alcançou 1.061 unidades. O desenvolvimento futuro do avião incluirá versões encurtadas e alongadas, com capacidade variando de 130 a 240 assentos.

No entanto, segundo informações obtidas, nem todos os pedidos de mais de mil unidades do C919 são pedidos confirmados. Contudo, os novos pedidos assinados nos últimos dois anos são todos pedidos confirmados com pagamento de sinal. O pagamento do sinal também implica que a entrega do C919 deve ser realizada, e a capacidade de produção da COMAC deve começar a aumentar.

Sobre o planejamento da capacidade de produção futura do C919, o vice-presidente da COMAC, Zhang Yujin, revelou no ano passado que a meta é alcançar uma capacidade de produção anual de 150 unidades nos próximos cinco anos.

Fonte: yicai.com