Economia

China se mantém como maior potência industrial do mundo por 11 anos consecutivos

Em 1º de março, numa coletiva de imprensa no Escritório de Informação da China, o Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Xiao Yaqing, apresentou que, durante o 13º Plano Quinquenal (2016-2020), o valor agregado industrial da China aumentou de RMB 23,5 trilhões (US$ 3,63 trilhões) para RMB 31,3 trilhões (US$ 4,84 trilhões), tornando-se a maior potência industrial do mundo por 11 anos consecutivos. A participação da indústria manufatureira contribuiu em quase 30% da indústria manufatureira mundial.

Xiao Yaqing informou que a China abrirá totalmente seu setor de manufatura geral, irá liberar ordenadamente as restrições de acesso ao investimento estrangeiro no setor de telecomunicações e atrairá mais projetos de manufatura de alto padrão de propriedade estrangeira para o país.

E ao mesmo tempo, disse que a China fará a estrutura básica da indústria avançada e da modernização da cadeia industrial; focará nos principais componentes básicos, equipamentos e processo de fabricação modernos, materiais básicos essenciais, software industrial; intensificará os esforços na inovação científica e tecnológica em todos os níveis para melhorar continuamente a resistência e a elasticidade da cadeia industrial para garantir que ela mantenha em patamar internacional.

Na coletiva de imprensa, Xiao Yaqing complementou que a taxa média de crescimento do valor agregado da indústria de alta tecnologia atingiu 10,4% durante o período do 13º Plano Quinquenal, que foi 4,9 pontos percentuais superior à taxa média de crescimento do valor agregado da indústria acima da escala (classificação chinesa para a escala da indústria). Além disso, o valor agregado da indústria de serviços de tecnologia da informação e software de transmissão de informação também aumentou significativamente, de cerca de 1,8 trilhão de yuan para 3,8 trilhões de yuan, e sua proporção no PIB aumentou de 2,5% para 3,7%.

“O 14º Plano Quinquenal propõe acelerar a construção de um novo padrão de desenvolvimento, tendo a circulação doméstica como base e a circulação nacional e internacional se promovendo mutuamente.

Xiao Yaqing apontou que a construção de um novo padrão de desenvolvimento é uma reforma sistêmica e profunda. Para construir um novo padrão de desenvolvimento, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação é o principal campo de batalha e a principal força que deve fazer esforços em quatro áreas:

  1. Intensificar a independência da ciência e tecnologia e, aumentar a capacidade de inovação da cadeia industrial;
  2. Manter o sistema integral da cadeia industrial e intensificar a base industrial avançada e da modernização da cadeia industrial;
  3. Expandir a demanda interna, circular a economia nacional e acelerar na melhoria da qualidade do sistema de abastecimento da indústria manufatureira;
  4. Promover a sinergia entre o ciclo duplo internacional e doméstico e elevar mais o nível de abertura para o exterior.

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald