Tecnologia

China revoluciona energia limpa com primeiro dispositivo supercondutor de alta temperatura, HH70

Supercondutor de alta temperatura
Fonte da imagem: Apichat/ Adobe Stock

A China concluiu a operação do primeiro dispositivo tokamak supercondutor de alta temperatura, chamado HH70. Dispositivos tokamak são frequentemente chamados de “sóis artificiais”. O anúncio foi feito na terça-feira, 18, em Xangai, marcando um avanço significativo no desenvolvimento global da tecnologia de fusão para energia limpa, segundo informações do jornal chinês Yicai Global.

Dispositivos tokamak são tradicionalmente grandes e caros. No entanto, o HH70, projetado e construído por uma empresa comercial chinesa, a Energy Singularity, é menor e tem um custo de produção mais baixo, o que abre caminho para reatores de fusão mais viáveis comercialmente no futuro, de acordo com Guo Houyang, cofundador e CTO da Energy Singularity.

O HH70 possui um sistema magnético construído a partir de materiais supercondutores de alta temperatura. A Energy Singularity alcançou esse feito em dois anos, estabelecendo um recorde mundial para o desenvolvimento e construção mais rápidos de um dispositivo tokamak supercondutor.

A operação bem-sucedida do HH70 é considerada um marco para a China. Isso significa um grande passo na verificação da viabilidade de engenharia de tokamaks supercondutores de alta temperatura, abrindo caminho para um futuro energético limpo e sustentável.

De acordo com o World Energy Outlook, se os combustíveis fósseis como petróleo, gás natural e carvão saírem gradualmente do mercado global, a humanidade enfrentará uma escassez de energia de mais de 10% até 2050. Esta é uma grande oportunidade e um desafio para dominar a energia de fusão nuclear controlada.

Nos últimos anos, avanços em materiais supercondutores de alta temperatura e outras tecnologias tornaram possível desenvolver um tokamak economicamente viável, segundo Guo. O tokamak é uma máquina experimental projetada para aproveitar a energia da fusão. A fusão nuclear controlada oferece uma solução energética limpa e sustentável que pode ajudar a combater a mudança climática e o esgotamento dos recursos, disse Gao.

A Energy Singularity pretende, até 2027, construir um tokamak de próxima geração, um modelo de campo magnético alto, estado estacionário e supercondutor de alta temperatura. Este projeto estabelecerá as bases para a aquisição de energia de fusão comercialmente viável, com o objetivo final de uma usina de demonstração até 2030, acrescentou Guo.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global