Na noite de 4 de fevereiro, o evento comemorativo da contagem regressiva de 1 ano para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim foi realizado no Centro Nacional de Aquática “Cubo de Água”. O design da tocha para os Jogos Olímpicos de Inverno e Jogos Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022 foi oficialmente divulgado ao público, e recebeu o nome de “Feiyang”.
A tocha é um importante portador do conceito dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e da cultura chinesa, é a unificação da visão e do espírito dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
(Evento comemorativo da contagem regressiva de 1 ano para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim)
A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim é projetada em vermelho e prateado, significando o encontro do gelo e do fogo, e o voo da paixão. As linhas vermelhas sobem e descem com a rotação da tocha, simbolizando a paixão das pistas de gelo e neve, também representando o fogo eterno, luz ascendente, expressando a força da vida humana, aspirar à paz, buscar a excelência e o poder do esporte olímpico.
(Imagem ilustrativa da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim)
A tocha olímpica dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de Pequim é ouro e prata, significando brilhantismo e sonhos. A ideologia da tocha, além de incluir as características da tocha vermelha e prateado citado acima, engloba mais os valores paraolímpicos de “coragem, determinação, inspiração e igualdade”. O círculo inferior da tocha está gravado com o nome completo de “Beijing 2022 Winter Paralympic Games” em Braile (sistema de escrita para cegos ou com baixa visão).
(Imagem ilustrativa da tocha olímpica dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de Pequim)
(Imagem ilustrativa da legenda Braile na tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim)
Pequim está prestes a se tornar a primeira cidade a realizar duas Olimpíadas na história. A aparência geral da Tocha Olímpica e Paraolímpica de Inverno de Pequim 2022 ecoa a forma da torre da tocha principal da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim. A tocha tem uma “base” de nuvens propicias (Propitious Clouds, em inglês) e gradualmente transita de baixo para cima para um padrão de floco de neve em estilo de corte de papel, girando e subindo como uma faixa.
O design da tocha também é baseado no conceito de verde e sustentável, tentando combinar o design artístico com a inovação tecnológica. Um dos destaques tecnológicos da tocha é o uso do hidrogênio como combustível. Além de seus atributos ecológicos, a tocha também leva em conta que ela precisa ser operada em um ambiente de baixa temperatura, e as propriedades do combustível hidrogênio garantem que a tocha possa ser usada em tempo extremamente frio.
O segundo destaque técnico da tocha olímpica é o material de fibra de carbono leve e resistente a altas temperatura aplicado no exterior da tocha e no recipiente do combustível.
(Desenho detalhado das nuvens propicias e dos flocos de neve da tocha olímpica)
É relatado que, desde 24 de abril de 2020, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim tem realizado o trabalho de design da tocha através de uma chamada aberta e um convite direcionado, que recebeu ampla atenção e um total de 182 inscrições em resposta. Estes trabalhos vieram de 22 províncias (regiões e municípios autônomos) de toda a China, envolvendo 14 faculdades e universidades profissionais, 18 empresas profissionais e quase 100 projetistas profissionais. Após uma série de trabalhos como coleta, avaliação, modificação e teste de provas, finalmente selecionaram o último modelo da Tocha.
O Comitê Executivo IOC (International Olympic Committe) deu alto reconhecimento ao projeto da tocha. Eles acreditam que o desenho da tocha prova, mais uma vez, que os Jogos Olímpicos são uma combinação inteligente de esporte e cultura e da arte e tecnologia. Ela tem a combinação da herança cultural e da inovação tecnológica, representando perfeitamente a cultura e a arte da China, refletindo as características da cidade de Pequim e o espírito olímpico.
Fonte: People’s Daily