Economia

China revela PIB per capita de cidades: Xangai, Pequim e Zhejiang estão entre as três primeiras da lista

O Escritório Nacional de Estatísticas da China atualizou recentemente os dados sobre a renda disponível per capita da população em 31 províncias no primeiro semestre de 2021. Xangai, Pequim e Zhejiang estão entre os três primeiros.

 

Xangai no topo com mais de 40 mil de renda per capita

As estatísticas mostram que a renda disponível per capita dos residentes de Xangai atingiu 40.357 yuans no primeiro semestre do ano, ocupando o primeiro lugar do país, com uma larga vantagem em relação a outras cidades. Xangai também é a única cidade que chegou na casa dos 40 mil yuans de renda per capita.

 

Pequim e Zhejiang seguem na lista logo após Xangai

Enquanto isso, Pequim fica em segundo lugar em renda disponível per capita. De acordo com dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas de Pequim, no primeiro semestre, a renda per capita da cidade foi de 38.138 yuans, um aumento nominal de 10,3% em relação ao ano passado. Houve um aumento médio de 6,1% em dois anos, descontando a flutuação dos preços, o aumento real foi de 9,8% ano-a-ano, e um aumento médio de 4,4% em dois anos.

Já Zhejiang ficou em terceiro lugar, com uma renda disponível per capita dos residentes chegando a 30.998 yuans no primeiro semestre do ano.

Pequim e Zhejiang são as únicas cidades onde a renda ultrapassa 30 mil yuans.

 

10 províncias possuem renda maior que a média

Os dados mostram que a renda nacional disponível per capita foi de 17.642 yuans no primeiro semestre, um aumento nominal anual de 12,6%.

Com esses dados, Xangai, Pequim, Zhejiang, Jiangsu, Tianjin, Cantão, Fujian, Shandong, Liaoning e Chongqing estão acima da renda média nacional.

 

Fonte: 21st Century Business Herald