Tecnologia

China revela interior de estação espacial pela primeira vez

Segundo informações do escritório de engenharia da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, sigla em inglês), assim que a nave espacial Shenzhou-12 realizar  com sucesso o modo autônomo rápido para se encontrar e acoplar junto com o módulo central da estação espacial Tianhe, que está em órbita, os astronautas vão partir da cápsula de retorno para entrar no módulo orbital.

Após a conclusão de todos os preparativos de acordo com o procedimento, as portas do módulo de estação e do módulo central foram abertas sucessivamente. Em 17 de junho de 2021, às 18h48 (horário de Beijing), os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo entraram no módulo central da estação espacial Tianhe, marcando a primeira vez que os chineses entraram na sua própria estação espacial.

A estação espacial, o Tiangong-1 foi lançado com sucesso em 2011, com um peso de cerca de 8 toneladas e um espaço livre de 15 m3 para os astronautas se locomoverem dentro cabine. Além disso, permitiu satisfazer as necessidades de os 3 astronautas poderem trabalhar e estadear em órbita ao mesmo tempo. E ao comparar o seu tamanho de espaço livre dentro da cápsula espacial com o Shenzhou-7, apesar de ter obtido um grande aumento, mas ainda é um pouco apertado para caber 3 astronautas.

(Fonte: Zaker; A imagem refere-se dentro da estação espacial Tianhe)

Quando o País começou a construir uma estação espacial própria em 2021, os projetistas reservaram um espaço relativamente amplo para aumentar a “confortabilidade”, da vida dos astronautas em órbita, e elevando a área dentro da cabine de 15 m3  a 110 m3.

O módulo central da estação espacial Tianhe, fornece 3 quartos individuais e 1 banheiro, e garante a rotina de vida normal dos astronautas.

Em termos de alimentos espaciais, foram armazenados 120 tipos de alimentos com nutrientes equilibradas, variedade rica, e validade grande. Na área de refeição foram equipadas máquinas com aquecedor de alimentos, refrigerador e água, e mesa articulada que facilita o astronauta se alimentar na hora da refeição.

Na área de exercício físico foram instalados esteira antigravitacional e bicicleta para manter a rotina de treino dos astronautas. Através dos dispositivos de conexão de rede de informação de integração espaço-terra e ligações de vídeo, poderá realizar o envio de e-mail e a ligação da estação para a Terra ou vice-versa.

(Fonte: Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China; A imagem refere-se divisão das áreas de trabalho e de refeição dentro da cabine de Tianhe.)

Em termos de controle do voo espacial tripulado, comparado aos programas anteriores, o módulo central da estação espacial Tianhe, estabeleceu sistema de suporte de vida, incluindo subsistemas para geração de oxigênio eletrolítico, coleta e tratamento de água condensada, tratamento de urina, remoção de dióxido de carbono e remoção de vestígios de gases nocivos, a possibilidade de realizar a reutilização de água e outros recursos, para garantir a longo prazo de residência dos astronautas.

(Fonte: Zaker; A imagem refere-se dentro da estação espacial Tianhe.)

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Zaker