Destaques da Semana

China registra 12,44 milhões de novos empregos urbanos em 2023

Empregos China

O Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social da China informou nesta quarta-feira, 24, que foram criados 12,44 milhões de novos empregos nas cidades em todo o país. Além disso, a estabilidade básica do emprego para graduados de instituições de ensino superior e jovens foi mantida e continuou a melhorar, e o número de trabalhadores rurais migrantes continuou a aumentar, número de trabalhadores migrantes provenientes de populações anteriormente em situação de pobreza atingiu 33,97 milhões.

Em relação aos planos de emprego para 2024, Yun Donglai, vice-diretor do Departamento de Promoção do Emprego, afirmou que o Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social destacará ainda mais a orientação prioritária para o emprego, acelerará a melhoria do mecanismo de promoção do emprego de alta qualidade e pleno emprego, e reforçará os esforços para consolidar a tendência positiva no desenvolvimento e criação de novos empregos.

De acordo com o ministério, em primeiro lugar, será promovida a avaliação simultânea do impacto do lançamento de políticas não econômicas no emprego, elevando o impulso do desenvolvimento econômico e social para o emprego. O Ministério aprimorará os sistemas de apoio, como subsídios fiscais, benefícios fiscais, apoio financeiro e previdência social, liberando os dividendos da política para promover o emprego.

Em segundo lugar, haverá mais destaque na identificação de postos de trabalho. O Ministério aprimorará o sistema coordenado de ligação entre a indústria e o emprego, iniciando a ação para promover o emprego na indústria de manufatura avançada, expandindo os espaços de emprego na economia digital, na economia verde, aumentando o apoio a empresas privadas, pequenas e microempresas com forte capacidade de absorção de postos de trabalho, e promovendo a extensão dos serviços de emprego de empresas-chave para pequenas e médias empresas.

Em terceiro lugar, haverá mais destaque no estímulo ao empreendedorismo. O Ministério aprimorará o sistema de garantia de emprego impulsionado pelo empreendedorismo, criando uma cadeia de serviços, como empréstimos garantidos, redução de impostos e taxas, e alocação de espaços, organizando atividades empreendedoras e promovendo a construção padronizada do mercado de trabalho temporário.

Em quarto lugar, haverá mais destaque em grupos-alvo específicos. O Ministério fortalecerá o suporte ao emprego para jovens, como graduados de instituições de ensino superior, expandirá as posições de trabalho e construirá um sistema de serviços que conecte o campus com a sociedade. Reforçará o apoio ao emprego para pessoas que saíram da pobreza e trabalhadores rurais mais velhos, aprofundando a assistência ao emprego, fortalecerá a cooperação de mão-de-obra, fortalecerá a marca de serviços de mão-de-obra e construirá um padrão de emprego que coordene urbanização e ruralização. Reforçará o apoio a pessoas com dificuldades de conseguir emprego, aprimorará o sistema de assistência ao emprego e garantirá a linha de base do emprego de forma abrangente e eficaz.

Em quinto lugar, haverá mais destaque na correspondência de serviços. O Ministério aprimorará o sistema de serviços públicos, fortalecerá a capacidade digital e a governança local, lançará a plataforma nacional de serviços públicos de emprego, criará estações de serviços de emprego “à porta de casa” e aumentará as atividades de serviços públicos de emprego, aumentando a atratividade do mercado de trabalho.

Fonte: society.people.com.cn
Imagem principal: Yang Wenbin/ Xinhua