Destaques da Semana

China reage a ameaça de Trump e promete responder “até o fim”

Ameaça de Trump China
Fonte da imagem: Ministério das Relações Exteriores da China

A China criticou as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a ameaçar a imposição de tarifas adicionais de até 50% sobre produtos chineses. O governo chinês reagiu nesta segunda-feira (8) e acusou Washington de adotar medidas unilaterais que violam as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Durante coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que as tarifas impostas pelos EUA ferem os direitos de outros países, violam regras internacionais e enfraquecem o sistema de comércio multilateral. Ele classificou a postura norte-americana como unilateral, protecionista e baseada em intimidação econômica.

“Não há vencedores em guerras comerciais ou tarifárias”, disse Lin. Segundo ele, o protecionismo não resolve os problemas estruturais da economia global. O porta-voz também destacou que a China não busca conflitos, mas responderá a qualquer tentativa de pressão, ameaça ou chantagem.

O governo chinês indicou que está pronto para tomar todas as medidas necessárias para proteger seus interesses. Lin afirmou que, se os Estados Unidos ignorarem os apelos da comunidade internacional e insistirem em uma nova rodada de tarifas, “a China responderá até o fim”.

Fonte: The Paper
Tradução: Mei Zhen Li