A China informou nesta terça-feira (20) que pretende, até 2030, reduzir em mais de 10% o consumo de água por cada 10.000 yuans do PIB e por cada 10.000 yuans de produção industrial, em comparação com os níveis de 2025. O anúncio foi feito pelo escritório nacional de conservação de água do Ministério de Recursos Hídricos.
Durante o 15º Plano Quinquenal (2026-2030), o governo vai priorizar a expansão dos sistemas de conservação de água e a segurança hídrica. As autoridades afirmaram que irão reforçar a aplicação do arcabouço institucional e das políticas de economia de água.
As metas até o final de 2030 incluem elevar o coeficiente de utilização efetiva da água de irrigação agrícola para acima de 0,6, ampliar a indústria de economia de água para mais de 1,2 trilhão de yuans e aumentar a utilização de fontes de água não convencionais para mais de 30 bilhões de metros cúbicos. Para regiões com escassez ou sobrecarga hídrica, a taxa de reutilização da água recuperada deve superar 30%. Na bacia do Rio Amarelo, a taxa de uso de água proveniente de minas deve ultrapassar 70%.
A partir de 2026, autoridades de todos os níveis devem aprimorar a gestão dos recursos hídricos, melhorar os sistemas de conservação e incentivar a economia de água na sociedade e na indústria. O objetivo é estabelecer uma base sólida para atingir as metas ao longo do 15º Plano Quinquenal.
Fonte: Xinhua


Adicionar Comentário