Economia

China quer estabilizar comércio exterior e investimentos

O Departamento de Publicidade do Partido Comunista da China (PCC), realizou nesta sexta-feira (20), uma conferência de imprensa sobre o tema da série “China nesta década”, convidando Sheng Qiuping, vice-ministro do Comércio, o Wang Lingjun, vice-presidente da Alfândega e o Pu Chun, vice-presidente da Direção Geral de Supervisão do Mercado a apresentar informações sobre “desdobramento do comércio interno e externo, e a construção de um ciclo duplo”.

Relembrando estes últimos 10 anos, a China alcançou muitas realizações significativas no campo de desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior. Em 2021, o comércio total de bens da China atingiu a um valor de US$ 6,05 trilhões, e o comércio de serviços ultrapassou US$ 800 bilhões, aumentando 56% e 70%, respectivamente, em relação a 2012. Em 2021, a participação dos mercados emergentes, da região centro-oeste, das empresas privadas e do modo geral de comércio nas exportações aumentou 6,2, 5,9, 20,1 e 12,7 pontos percentuais, respectivamente, em relação a 2012. O comércio de serviços intensivos em conhecimento cresceu 122,1% em relação a 2021 e o déficit de comércio de serviços caiu em uma nova década. Na última década, o corpo operacional do comércio exterior cresceu 1,7 vezes, e o “círculo de amigos” do comércio exterior se expandiu continuamente.

Bai Ming, vice-presidente do instituto de pesquisa de mercado internacional do Ministério do Comércio, disse aos repórteres da 21st Century Business Herald, que a China atingiu a posição de primeira potência mundial no comércio de mercadorias e permanecer neste patamar por um longo prazo foi uma das conquistas importantes do comércio exterior na última década. A China também está passando de um grande país de comércio exterior para uma grande potência de comércio exterior, com grande escala e estrutura excelente, e uma proporção crescente de empresas privadas no corpo principal do comércio. Além disso, a China já não é apenas um comércio externo, mas uma combinação de vários aspectos, como o comércio externo, a cooperação econômica e o investimento externo.

É verdade que, atualmente, o desenvolvimento do nosso comércio externo enfrenta uma situação interna e externa séria e complexa, e a pressão para estabilizar o comércio externo aumentou significativamente. Segundo Sheng, o Ministério do Comércio irá aderir ao tom geral do trabalho de forma constante, implementar profundamente várias políticas de comércio exterior estável, fazer todos os esforços para estabilizar o comércio exterior de investimento estrangeiro básico, promover o desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior, serviços para construir um novo padrão de desenvolvimento.

Solução de ideias para estabilizar a base do comércio exterior

O valor total das importações e exportações de mercadorias da China no primeiro trimestre em moeda local foi de 9,42 trilhões de yuans, um aumento de 10,7% em relação ao ano anterior. Já o comércio exterior geral apesar de ter mostrado estabilidade no início, mas em comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa de aumento de 29,2% é menor, a pressão do comércio exterior estável aumentou.

Em torno do próximo trabalho estável de comércio exterior, Sheng apresenta cinco pontos principais:

  • Promover a qualidade e os benefícios do comércio exterior. Continuar a promover o comércio de produtos de alta tecnologia, de alta qualidade e de alto valor agregado e o desenvolvimento refinado de produtos de mão-de-obra intensiva. Apoiar a exportação de produtos de marca, aumentar a importação de produtos de recursos energéticos e produtos agrícolas de alta qualidade, fomentar o comércio de importação nacional e promover áreas de demonstração inovadoras.
  • Apoiar a inovação e o desenvolvimento do comércio externo. Apoiar ativamente o comércio eletrônico transfronteiriço, armazém ultramarino, método de comércio de compra de mercado, vestuário exterior e outros novos modelos de desenvolvimento. Além disso, desenvolver vigorosamente o comércio digital, melhorar o nível de digitalização do comércio e acelerar a capacitação digital de toda a cadeia comercial. Estabelecer padrões de comércio verde de baixo carbono e sistema de certificação, promover o comércio verde de baixo carbono, acelerar o desenvolvimento do comércio verde.
  • Promover o desenvolvimento integrado do comércio interno e externo. Melhorar o sistema de regulação e controle para a integração interna e externa, promover a articulação entre leis e regulamentos, regimes regulatórios, padrões de qualidade. Cultivar uma plataforma de integração interna e externa, apoiar o desenvolvimento da mesma linha, padrão e produtos homogêneos, promover as empresas de comércio exterior para expandir o mercado interno em vários canais.
  • Fazer todos os esforços para garantir a estabilidade da cadeia de abastecimento da indústria de comércio exterior. O impacto da epidemia na cadeia de suprimentos global ainda continua. Vamos aumentar nossos esforços para responder e nos esforçar para aliviar os problemas de bloqueio e ruptura da cadeia de suprimentos da indústria global, otimizar continuamente o ambiente de negócios e melhorar o nível de facilitação do comércio.

Bai disse que atualmente, o impacto interno da epidemia não foi completamente superado, o conflito da Rússia e Ucrânia resultou em um aumento dos desafios de risco internacional, o retorno ao trabalho e à produção nos países do sudeste asiático traz um certo choque para os produtos de mão-de-obra intensiva da China. Tudo isso aumenta o desafio de estabilizar nosso comércio exterior, especialmente estabilizar a cadeia de suprimentos da indústria.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: 21st Century Business Herald